Após decisão histórica da justiça espanhola, que condenou três torcedores do Valencia a oito meses de prisão por injúrias racistas contra Vini Jr., o jogador brasileiro utilizou as redes sociais para se manifestar sobre o caso.
“Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas “jogar futebol”. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí”, postou o atleta.
Além de serem condenados, o trio foi banido por dois anos dos estádios e vão arcar com os custos do processo. Os três xingaram Vinicius Jr. de “macaco” durante um jogo do time contra o Real Madrid, em maio do ano passado. Um deles foi identificado pelo próprio jogador ao final da partida. A polícia encontrou outros dois através de câmeras instaladas no estádio.