Astronauta autor de foto histórica da Terra vista da Lua morre em acidente aéreo

Astronauta autor de foto histórica da Terra vista da Lua morre em acidente aéreo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Getty Images

Publicado em 08/06/2024 às 17:02 / Leia em 2 minutos

O astronauta aposentado William Anders, um dos três primeiros humanos a orbitar a Lua, que capturou a foto “Earthrise” durante a missão Apollo 8 da Nasa, morreu na sexta-feira (7), aos 90 anos. O avião que ele pilotava caiu no estado de Washington, nos Estados Unidos.

Ele era a única pessoa que estava no avião no momento do acidente. A aeronave caiu na costa da Ilha Jones, informou a família do astronauta aposentado. Imagens exibidas por uma emissora mostraram o momento em que o avião cai no mar.

Em uma rede social, o administrador da Nasa, Bill Nelson, disse que Anders o ofereceu à humanidade um dos presentes mais profundos que um astronauta poderia dar. “Ele viajou até o limiar da Lua e ajudou todos nós a ver outra coisa: nós mesmos. Ele incorporou as lições e o propósito da exploração. Sentiremos falta dele”.

lua na missão apolo 8

O piloto começou a carreira se graduando em Ciência pela Academia Naval dos Estados Unidos, em 1955. Já no início da década de 1960, tornou-se mestre em Engenharia Nuclear pelo Instituto de Tecnologia da Força Aérea.

Em 1964, Anders foi selecionado pela Nasa para se tornar astronauta. Dois anos depois, foi escolhido para ser o piloto reserva da missão Gemini XI.

A ida ao espaço aconteceu de fato em 1968, quando foi o piloto da Apollo 8. A missão foi a primeira em órbita lunar. No ano seguinte, também foi escolhido como reserva da Apollo 11, responsável pelo primeiro pouso na Lua.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia