A menos de 20 dias para os festejos de São João, as prefeituras baianas já investiram R$ 195 milhões nas atrações. São 1.615 apresentações e 791 artistas contratados no estado, é o que aponta o Painel dos Festejos Juninos, realizado pelo Ministério Público da Bahia em parceria com os Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios. Até o momento 162 cidades confirmaram a festa e nove informaram que vão abrir mão dos festejos. Outros 245 ainda não se manifestaram.
Segundo os organizadores, o objetivo da plataforma é tornar mais transparente o processo de contratação de artistas e evitar superfaturamento de contratos. O acesso é liberado para todo cidadão (paineljunino.mpba.mp.br).
Os municípios que informarem até a quinta-feira (6) os dados sobre as contratações vão receber dos órgãos um selo de transparência que será entregue em uma cerimônia realizada em 13 de junho. O reconhecimento será entregue também para as prefeituras que deixarem claro no sistema que não vão realizar a festa, porque, segundo os organizadores, o objetivo é oferecer clareza ao cidadão.
Confira os municípios com o maior número de atrações:
⦁ Euclides da Cunha (47)
⦁ Cachoeira (42)
⦁ Iraquara (35)
⦁ Santa Bárbara (31)
⦁ Seabra (27)
⦁ Irecê (25)
⦁ Cruz das Almas (24)
⦁ Riachão do Jacuípe (24)
⦁ Serrolândia (23)
⦁ Caetité (20)
Lista dos municípios que confirmaram que não farão festa:
⦁ Barra do Rocha
⦁ Filadélfia
⦁ Floresta Azul
⦁ Maiquinique
⦁ Maraú
⦁ Milagres
⦁ Prado
⦁ São Félix
⦁ Wanderley
Veja algumas das atrações da noite de São João:
⦁ Amargosa
Domingo (23) – Oficina do Forró, Flávio José, Santana e Matheus e Kauan;
Segunda (24) – Júnior Bastos, Xand Avião, Henry Freitas e Zay Rios;
⦁ Cruz das Almas
Domingo (23) – Wesley Safadão, Adelmario Coelho, Kevi Jonny, Daniel Vieira, Sarapatel com Pimenta e Laços do Forró;
Segunda (24) – Santanna, O Cantador, Tayrone, Matheus e Kauan, Toque Dez, Rasga Tanga e Acarajé com Camarão;
⦁ Salvador
Domingo (23) – Filomena Bagaceira, Eric Land, Luan Santana, Marcos e Belutti e Tarcísio do Acordeon;
Segunda (24) – Juciê, Diego e Victor Hugo, Murilo Huff, Zé Vaqueiro, Dorgival Dantas e Thiago Aquino;
⦁ Santo Antônio de Jesus
Domingo (23) – Joyce França, Selo de Amor, Verena Santana, Wesley Safadão, Jaldo Rodrigues, Flávio José, Lucas Queiroz e Tony Azevedo;
Segunda (24) – Flor do Nordeste, Forró Menina Bonita, Estakazero, Lara Amélia, Cavaleiros do Forró e Alice Moraes;
⦁ Senhor do Bonfim
Domingo (23) – Henry Freitas, Mari Fernandes e Henrique Lima;
Segunda (24) – Assissão e Limão com Mel.