O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o último trimestre do ano passado. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado nesta terça-feira (4), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, a economia brasileira acumulou R$ 2,7 trilhões entre janeiro e março.
O resultado foi similar à expectativa do mercado financeiro, que apontava uma alta entre 0,6% e 0,9%. O setor de serviços puxou a alta, com um crescimento de 1,4%. Dentro desse segmento, o destaque ficou com o comércio, que aumentou em 3% no período. Informação e comunicação e outras atividades de serviços também tiveram alta de 2,1% e 1,6%, respectivamente.
Além dos serviços, a agropecuária também teve aumento, com variação de 11,3%. As indústrias, por sua vez, tiveram uma pequena queda de 0.1%.
O crescimento do consumo das famílias também contribuiu para o saldo positivo do PIB no primeiro trimestre do ano.
Comparando ao mesmo período do ano passado, o PIB cresceu 2,5%. De acordo com o IBGE, essa é a primeira taxa positiva, após estabilidade nos últimos dois trimestres do ano passado.