Foguete de Elon Musk vai decolar pela quarta vez e lançamento será transmitido ao vivo

Foguete de Elon Musk vai decolar pela quarta vez e lançamento será transmitido ao vivo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Divulgação/SpaceX

Publicado em 04/06/2024 às 10:10 / Leia em 3 minutos

A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, vai lançar seu enorme foguete Starship pela quarta vez. O objetivo é construir uma aeronave “reutilizável”, o que tornará o acesso ao espaço mais barato.

A empresa informou que está pronta para lançar o Starship e seu impulsionador Super Heavy na quinta-feira (6) , mas está aguardando a aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA).

 

A FAA já determinou que o último teste do Starship, que acabou em chamas, não representou riscos à segurança pública, e que permitirá novos testes antes de concluir a investigação sobre o ocorrido. No entanto, a agência ainda não concedeu à SpaceX a licença de lançamento necessária para prosseguir com o quarto teste — embora as aprovações anteriores tenham sido concedidas dentro de um ou dois dias.

A SpaceX publicou que a janela de lançamento se abrirá às 8h (horário de Brasília), mas incentivou as pessoas a seguirem as atualizações nas redes sociais, pois esses horários são tipicamente “dinâmicos e sujeitos a mudanças”. A transmissão ao vivo do lançamento começará 30 minutos antes da decolagem e poderá ser assistida no site da SpaceX ou em seu perfil no X, @SpaceX.

A empresa de Musk também alega que a missão “seguirá uma trajetória parecida com a do voo anterior”, só que mudará o foco para “demonstrar a capacidade de retorno e reutilização do Starship e do Super Heavy”, incluindo a abertura e fechamento da porta de carga no espaço e a execução da sua primeira reentrada no espaço.

O Starship é o maior e mais poderoso foguete já desenvolvido, com cerca de 120 metros de altura.

O principal objetivo do quarto voo de teste do Starship é “passar pelo aquecimento máximo de reentrada”, escreveu Elon Musk no X. O bilionário afirmou que “vale a pena notar que ninguém jamais conseguiu criar um escudo térmico totalmente reutilizável”. Ele também afirma que desenvolver um “escudo térmico de retorno orbital reutilizável”, tecnologia vital para proteger o foguete quando retorna à Terra através da atmosfera, nunca foi feito antes e é o “maior problema” da SpaceX atualmente.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe