Agência Francesa de Desenvolvimento convida governo da Bahia para conhecer políticas públicas de envelhecimento

Agência Francesa de Desenvolvimento convida governo da Bahia para conhecer políticas públicas de envelhecimento

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/Marina Avdibegovic.

Publicado em 04/06/2024 às 15:28 / Leia em 2 minutos

A convite da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), da Expertise France, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, está em missão internacional na capital francesa desde a segunda-feira (3), para conhecer e estudar políticas públicas voltadas para o envelhecimento e a autonomia dos idosos, além de explorar experiências inovadoras em cuidados prolongados.

Apenas três estados brasileiros foram convidados.

A missão inclui reuniões no Ministério da Saúde e Prevenção da França, no Fundo Nacional de Solidariedade para Autossuficiência (CNSA), na Federação ADMR (Assistência Domiciliar em Áreas Rurais) e na Agência Francesa de Treinamento Profissionalizante para Adultos (AFPA).

Um dos encontros foi com a ministra delegada para Idosos e Pessoas com Deficiência, Fadila Khattabi, na sede do Ministério da Saúde e Prevenção da França.

“Estamos aqui para observar, aprender e levar para a Bahia experiências e políticas que possam ser adaptadas e implementadas em nosso estado, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos. A França é um exemplo em muitas áreas relacionadas ao envelhecimento saudável e cuidados prolongados, e estamos muito interessados em entender como essas políticas podem ser aplicadas em nosso contexto”, afirma a secretária.

Há diferentes maneiras de financiar, regulamentar e fornecer assistência, e elas dependem dos contextos nacionais de proteção social. Enquanto alguns modelos, como o inglês, se baseiam na criação de garantias mínimas, o modelo francês se destaca pela forte presença do Estado e dos serviços públicos universais no sistema. Um dos principais elementos do sistema francês é a coordenação entre as políticas públicas para o envelhecimento ativo e o atendimento à dependência, como consequência de doenças crônicas e/ou deficiências.

Durante a missão, a secretária também participará de seminários e workshops sobre as melhores práticas em políticas públicas de saúde voltadas para idosos, com o objetivo de trocar conhecimentos e experiências com profissionais de saúde franceses e de outros países.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe