O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, só deve ser reaberto em dezembro, próximo ao Natal. A informação foi divulgada pelo governo federal.
Uma nova vistoria acontece nesta segunda-feira (3), com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Fraport, e do Governo Federal. O terminal já está fechado há um mês, desde quando foi tomado pela enchente, que afetou parte da capital gaúcha.
No site, a Fraport mantém o aviso de que o aeroporto está fechado por tempo indeterminado. A avaliação do terminal constatou que será necessário reparar a rede elétrica e realizar reformas na pista, que sofreu danos. Antes do fechamento, o Salgado Filho realizava uma média de 142 viagens diárias, tanto nacionais quanto internacionais. Desde então, mais de 4,2 mil voos foram cancelados.
Enquanto o aeroporto está fechado, a Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, está recebendo voos comerciais de forma provisória. A expectativa é de que a partir do dia 10 e junho, o número de voos comerciais aumente de 35 para 70 por semana. Em média, serão 10 voos por dia.