Navio próprio da BYD vem ao Brasil pela primeira vez, com mais de 5 mil carros

Navio próprio da BYD vem ao Brasil pela primeira vez, com mais de 5 mil carros

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 31/05/2024 às 12:45 / Leia em 3 minutos

A BYD encomendou no início de 2024 um navio próprio para agilizar as exportações de seus carros fabricados na China e, com isso, evitar maiores transtornos para conseguir embarcações de outras companhias. Nesta semana, o BYD Explorer nº1 fez sua viagem inaugural ao Brasil, trazendo 5.459 carros híbridos e elétricos. E isso não foi à toa.

A montadora chinesa sabe que, a partir de julho, a alíquota de imposto em cima dos carros eletrificados importados subirá mais uma vez no Brasil. Por isso, aproveitou a capacidade de carga de seu gigantesco navio para lotar a embarcação com seus carros e escapar da nova taxação.

O navio da BYD chegou ao Porto de Suape, em Pernambuco, na segunda-feira (27). Entre os carros que vieram na embarcação estavam unidades dos dois próximos lançamentos da marca no mercado nacional: o King, sedan “anti-Corolla”; e o Song Pro, SUV híbrido de entrada.

Como é o navio da BYD?

Além da enorme capacidade de carga, o BYD Explorer Nº 1 tem outras especificações bastante interessantes, que levaram a montadora a optar por investir no navio e, com isso, reduzir os gastos com fretamento.

A embarcação tem 199,9 metros de comprimento, capacidade para carregar até 7.000 carros por vez e autonomia para navegar por até 15.800 milhas náuticas, o que equivale a 29.000 quilômetros. O alcance é suficiente para fazer uma viagem entre a China e o porto de Santos, no Brasil, já que a distância entre os pontos é de aproximadamente 11.000 milhas náuticas.

O combustível utilizado no BYD Explorer Nº1 também reforça o compromisso da marca com um mundo mais sustentável. O navio conta com um inovador sistema de propulsão que utiliza, além do combustível convencional, o GNL (gás natural liquefeito), que não é tão limpo quanto a energia dos carros, mas menos poluente que o diesel de outras embarcações.

JbnhX72.md.jpg

Navio próprio da BYD vem ao Brasil pela primeira vez, com mais de 5 mil carros

Operação de fábrica na Bahia deve começar no fim do ano

A empresa deve começar a montar seus veículos na fábrica na cidade de Camaçari, na Bahia, no final do ano e produzir os carros a partir da metade de 2025.

“O Brasil hoje é o maior mercado para a BYD fora da Ásia, e tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. O país tem todo potencial para se tornar um exemplo de eletrificação da frota e o nosso crescimento nas vendas mostra que o brasileiro está cada dia mais preocupado com uma mobilidade verde e sustentável”, afirmou Alexandre Baldi, consultor especial da marca.

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe