Uma tradução finlandesa do livro “Refugiados” de Arthur Conan Doyle foi devolvido na Biblioteca Central Ooodi, na Finlândia, após 84 anos. O prazo para a devolução era 26 de dezembro de 1939.
Segundo a bibliotecária Heini Strand, que nunca havia recebido um livro com tanto atraso, uma explicação provável para o atraso inusitado no retorno seria a invasão da Finlândia pelas tropas da União Soviética, em novembro de 1939.
Ver essa foto no Instagram
A chamada Guerra de Inverno entre a Finlândia e a União Soviética durou entre os países vizinhos até março de 1940, quando foi assinado um tratado de paz que forçou a Finlândia a fazer cessões de terras significativas.
“Se a pessoa sobreviveu à guerra, provavelmente tinha outras coisas mais prioritárias em mente do que devolver o livro” disse Strand, garantindo que, desta vez, não houve multa pelo atraso na devolução.
A identidade de quem ficou com esse livro, por tanto tempo, não foi revelada.
Segundo Heini Strand, a biblioteca poderá disponibilizar novamente ao público o livro – uma edição publicada em 1925 -, por ter sido recebido em tão bom estado.