Arquidiocese de Salvador acolherá relíquias de Santa Teresa de Lisieux

Arquidiocese de Salvador acolherá relíquias de Santa Teresa de Lisieux

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Vatican News

Publicado em 28/05/2024 às 18:34 / Leia em 4 minutos

As relíquias de Santa Teresa de Liseux ou Santa Teresinha do Menino Jesus, como também é conhecida, estão peregrinando pelo Brasil, e, neste mês de maio, chegam à Arquidiocese de Salvador.

Sob os cuidados das religiosas da Ordem de Nossa Senhora do Monte Carmelo – as Carmelitas Descalças, o relicário chegará a Salvador na quinta-feira (30), sem horário pré-definido, no Carmelo da Bahia (Alameda Monte Carmelo, Brotas), e a programação, que seguirá até o sábado (1º) deverá ser acompanhada por milhares de devotos.

A urna, que armazena um pedaço de fêmur e do pé da carmelita francesa canonizada no século XX, está no Brasil desde o dia 1º de fevereiro, quando passou pela cidade de Trindade (GO) e o trajeto vai até outubro, quando retorna à Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França, de onde saiu.

O relicário é destinado, desde 1994, a peregrinar pelo mundo.

JQO5NUP.md.jpg

Relicário que transporta os ossos da Santa | Foto: Ascom CNBB

Embora não haja um horário exato para a chegada da urna-relicário em Salvador, às 17h será celebrada a Santa Missa de acolhida oficial das relíquias, sob a presidência do bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão. A partir das 20h terá início a vigília orante e silenciosa, que seguirá até às 5h da sexta-feira (31).

A programação do dia 31 contará com Missas às 7h15, celebrada pelo capelão do Carmelo da Bahia, padre Sergio Reis Santos; às 10h30, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Dorival Barreto; e às 17h, sob a presidência do capelão da Base Aérea de Salvador, padre Osório Soares de Freitas.

Já às 19h acontecerá o momento oracional com os seminaristas do Seminário São João Maria Vianney, no Carmelo.

No sábado, último dia da peregrinação na capital baiana, os devotos de Santa Teresinha poderão participar de Missas às 7h15, presidida pelo pároco da Paróquia Ressurreição do Senhor, padre Casimiro Malolepszy; e às 10h30, celebrada pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho.

Em seguida, as relíquias serão transladadas para o Santuário Santa Dulce dos Pobres (Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim, Salvador), onde acontecerá, às 12h, mais uma Santa Missa. Por volta das 15h, as relíquias serão levadas de volta ao Carmelo da Bahia.

Para encerrar a peregrinação das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus em Salvador, que acontecem por ocasião dos 151 anos de nascimento da Doutora da Igreja, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa Solene, no sábado, às 17h.

História

JQOcsCG.png

Santa Teresinha do Menino Jesus | Foto: Reprodução

Marie-Françoise-Thérèse Martin nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França e faleceu no dia 30 de setembro de 1897, em Lisieux. Santa Teresinha do Menino Jesus é um título que foi dado a ela após sua morte e é uma referência à sua devoção ao Menino Jesus. Ela era conhecida por sua profunda devoção a Jesus Cristo, especialmente em sua infância, e frequentemente se referia a Jesus como “Meu Bem-Amado” ou “Meu Pequeno Rei”.

A santa é uma das mais populares da Igreja Católica e é conhecida por sua “Pequena Via” de espiritualidade, que enfatiza a simplicidade e a confiança na misericórdia de Deus. Teresinha entrou no convento das carmelitas em Lisieux aos 15 anos e viveu uma vida de humildade e amor a Deus. Ela foi canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI e proclamada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II em 1997.

JQOlnu1.md.png

Imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus | Foto: Reprodução

SERVIÇO

O Quê: Peregrinação das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus
Quando: 30 de maio a 01 de junho de 2024
Onde: Carmelo da Bahia (Alameda Monte Carmelo, 2, Brotas)

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe