A apresentadora Xuxa Meneghel participou, no domingo (26), da 7ª edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial, realizado pelo Instituto Identidades Brasil (ID_BR), que premiou pessoas, iniciativas e organizações que promovem e aceleram a igualdade racial em diversos espaços em nível nacional e global.
Durante a apresentação, Deb, a inteligência artificial (IA) antirracista do ID_BR questionou a apresentadora sobre as gravações da música Brincar de Índio. “Eu vi uns vídeos de você toda fantasiada de indígena cantando frases do tipo: ‘índio fazer barulho, uh’. Achei um tanto inapropriado, você quer que eu te explique o porquê?”, disparou.
Xuxa admitiu os erros das gravações desta época. “Eu entendo muitos dos erros dessas gravações, desse tipo de performance, mesmo sendo uma tentativa lúdica de abordar o assunto com crianças”.
“Não se fala mais índio, se fala indígena. Atualmente, entendemos que o termo ‘indígena’ é mais adequado, porque ‘índio’ generaliza os povos originários. Foi só um termo que os colonizadores deram em um total desprezo com as culturas e línguas que já estavam aqui. Indígenas não fazem barulho. Indígenas são mais de 300 povos que falam várias línguas e tem várias formas de expressões de suas etnias que precisamos aprender, Xuxa”, acrescentou a IA.
Ver essa foto no Instagram
No palco, a jovem Isa ainda brincou com a apresentadora. “Pô, Xuxa, não tô querendo te julgar, mas que música é essa?”, brincou. E Xuxa respondeu: “pô, Isa, tu já tá julgando, cara”, levando o público à gargalhada.