Considerada a maior corrida de rua da América Latina, a Maratona do Rio chega a sua 22ª edição. Entre os dias 29 de maio e 2 de junho, 288 corredores da Runners Club, clube de corrida de Salvador vai representar a Bahia em terras cariocas para disputar a maratona.
O diretor da Runners Club, Chokito, explica que para conseguir entrar para a maratona, os alunos fazem uma preparação especializada, com planilhas exclusivas para cada pessoa, além de participantes que vão correr 5km, frisando que o esporte é para todos. “A cada ano nossa comitiva só cresce. É a prova mais esperada do ano e exige uma preparação de meses”.
E para conseguir fazer todas as etapas da maratona, é necessário ter uma alimentação diferenciada. A recomendação da nutricionista Inês Dourado, que também é corredora, é que o atleta amador faça acompanhamento nutricional pelo menos 3 a 4 meses antes da prova para que o corpo consiga se adaptar às notas rotinas alimentares. “Planejar a alimentação com antecedência permite que o corredor esteja pronto para enfrentar os desafios de uma prova de corrida”.
“Para performar bem em corridas, especialmente em provas de longa distância, a alimentação tem um papel fundamental. Para isso é necessário manter uma dieta balanceada entre carboidratos, proteínas e gorduras para garantir um desempenho ideal e uma recuperação eficiente”, reforça a nutricionista.
Uma das corredoras da Runners é Aline Andrade, que vai participar pela segunda vez da Maratona do Rio e elogia a praticidade do clube para ajudar. “Com todo o suporte que recebo diariamente, me sinto muito segura para chegar no Rio e dar o melhor de mim”, comenta.