Estudantes do Colégio Técnico Mário Barbon, da rede Fundação José Carvalho, em Pojuca, a 75 km de Salvador, conquistaram o primeiro lugar na categoria Ensino Médio Regular, na premiação nacional do Desafio Jovem Empreendedor do SEBRAE. A disputa contou com 4.500 estudantes de instituições de ensino brasileiras.
As jovens baianas Cailane Queiroz, Giulia Pereira e Ana Flávia Souza, da equipe “Três é Demais”, tiveram como desafio a responsabilidade de gerir uma produtora de audiovisual, além de produzir um curta-metragem, sob a orientação do professor mentor, Delmaci Ribeiro.
“O desempenho do grupo foi surpreendente, alcançando uma média de produção que se destacou de forma geral nas três categorias, que incluíam o Ensino Superior”, destacou o professor sobre a equipe, que chegou à final ao lado de outras 27, entre 1.499 participantes.
Na primeira fase do jogo, a equipe campeã assumiu o primeiro lugar no ranking estadual, pré-requisito para seguir para a etapa final nacional.
“Quando começou o desafio, só tínhamos conhecimento que iríamos administrar uma empresa. Tivemos que passar por várias etapas, que envolviam marketing, gestão de funcionários e finanças. Muita matemática em todo o processo, como taxa de sazonalidade, inflação, reajuste de salário. Nossa empresa fluiu sem empréstimos, funcionou com investimentos”, contou orgulhosa Ana Flávia Souza, integrante da equipe
A partir do tema “Economia Criativa e Indústria Audiovisual”, os estudantes precisaram associar diversas áreas de conhecimento, que envolvem inovação, tecnologia e criatividade. O jogo possui uma série de etapas com metas a serem cumpridas em espaços de tempo pré-estabelecidos, contemplando a gestão de todos os setores de uma empresa.
Segundo o professor mentor, a premiação é um estímulo importante para promover uma educação empreendedora, mostrando a esses jovens múltiplas potencialidades e oportunidades de desenvolverem suas habilidades.
Além da “Três é Demais”, outras oito equipes do Ensino Médio da rede de educação Fundação José Carvalho participaram do Desafio do Jovem Empreendedor do Sebrae. Entre elas, a “Tri logos”, composta pelas estudantes Fernanda de Carvalho, Ester Santos e Brenda Silva, foi vice-campeã na etapa estadual.