O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, convocou, nesta quarta-feira (22), eleições legislativas antecipadas. A data escolhida é 4 de julho e o rei Charles III já teria autorizado a dissolução do Parlamento, de acordo com o jornal The Guardian.
Pelo calendário atual, o pleito só deveria acontecer em janeiro de 2025.
O líder conservador reuniu-se com os ministros na sede do governo, o n.º10 de Downing Street, em Londres, e depois de anunciar a data das eleições, revelou que falou com o rei para pedir a dissolução da Câmara dos Comuns.
Segundo a imprensa local, ele decidiu antecipar o pleito após a divulgação, nesta semana, de novos dados econômicos positivos para seu governo. O jornal britânico “The Guardian” afirmou que membros do partido convenceram Sunak de que esses números não melhorariam até o fim do ano, de forma que seria melhor para os Conservadores realizar o pleito o quanto antes.
“Esta estabilidade econômica duramente conquistada sempre foi apenas o começo. A questão agora é como e em quem você confia para transformar essa base em um futuro seguro para você, sua família e nosso país. Este é o momento para a Grã-Bretanha escolher seu futuro, decidir se queremos construir com base no progresso que fizemos ou arriscar voltar à estaca zero”, disse Rishi Sunak no X (antigo Twitter).
These uncertain times call for a clear plan and bold action to chart a course to a secure future.
You must choose in this election who has that plan and who is prepared to take that bold action to secure a better future for our country and our children. pic.twitter.com/qlbgmYuGkM
— Rishi Sunak (@RishiSunak) May 22, 2024
No anúncio, feito na porta de Downing Street, o premiê não informou se vai se candidatar à reeleição. O ministro da Economia, Jeremy Hunt, disse que “será uma honra lutar com todas as forças para que ele [Rishi Sunak] seja reeleito, porque precisamos de um governo que tome as decisões difíceis”.
Com isso, o Reino Unido poderá ter seu quarto primeiro-ministro em um período de dois anos, caso Sunak não seja reeleito.