Finalista do International Booker Prize, o best-seller “Torto Arado”, do baiano Itamar Vieira Jr., não levou a melhor na disputa. O livro “Kairos”, da alemã Jenny Erpenbeck, foi o vencedor do prêmio, que celebra anualmente os melhores livros traduzidos para o inglês. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22).
A obra de Erpenbeck, que dividiu o prêmio com o tradutor Michael Hofmann, se passa em Berlim Oriental, onde a autora nasceu, e usa o envolvimento de uma mulher jovem com um homem mais velho para discutir a frustração do idealismo daquela região dominada pela União Soviética.
O livro foi o escolhido entre 149 obras inscritas e publicadas no Reino Unido ou na Irlanda entre maio de 2023 a abril deste ano. Em março de 2024, o Booker havia feito uma seleção de 13 títulos, reduzidos posteriormente a uma lista de seis finalistas, entre os quais o do autor baiano, que teve seu livro traduzido por Johnny Lorenz como “Crooked Plow”.
O Booker Internacional apresenta ficção do mundo todo a leitores anglófonos, reconhecendo também o trabalho de tradução. O prêmio de £ 50mil – ou R$ 325 mil, é dividido igualmente entre autor e tradutor.