Legado científico de Elsimar Coutinho é celebrado com evento em São Paulo; veja fotos

Legado científico de Elsimar Coutinho é celebrado com evento em São Paulo; veja fotos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 22/05/2024 às 00:41 / Leia em 3 minutos

O legado de Elsimar Coutinho foi celebrado na última sexta-feira (17) com a realização de um jantar para convidados no hotel Tivoli Monfarrej, em São Paulo. A noite destacou a herança científica deixada pelo cientista, professor, farmacêutico e médico, que por mais de 60 anos dedicou-se à pesquisa, e, também, comemorou os 50 anos de criação do implante silástico de gestrinona, marco na trajetória do baiano e na evolução da terapia hormonal no Brasil e no mundo.

Nascido em 18 de maio, Elsimar Coutinho completaria 94 anos. Ele faleceu em agosto de 2020, aos 90 anos. Uma plateia repleta de médicos e profissionais de saúde renomados no Brasil abrilhantou o evento em torno das realizações do médico, considerado um dos maiores cientistas brasileiros.

Além da cerimônia, o Grupo empresarial Elsimar Coutinho realizou ações e eventos alo longo da semana para celebrar a história, a vida e o legado do fundador.

História

Elsimar Metzker Coutinho nasceu na cidade de Pojuca, interior da Bahia, em 1930. Formou-se em Farmácia e em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Fez pós-graduação em endocrinologia na Universidade de Sorbonne, em Paris, e no Instituto Rockfeller, em Nova York. Como professor, pesquisador e cientista, fez suas descobertas mais notáveis.

Nos anos 60, após observar pela primeira vez os benefícios da supressão da menstruação, apresentou o primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado. Logo em seguida, lançou outros importantes métodos contraceptivos. Na década de 1970, apresentou, no Congresso Mundial de População em Bucareste, na Romênia, o anticoncepcional masculino.

Em 1996, com a publicação do quinto livro, “Menstruação, a sangria inútil”, divulgou o que considerava sua maior contribuição à humanidade: a tese de que a supressão da menstruação poderia contribuir para assegurar a preservação da saúde e a autoestima das mulheres, considerada, quatro décadas depois, um dos 10 maiores avanços da Medicina em todos os tempos.

Ao longo das décadas dedicadas à medicina, Elsimar Coutinho gerou contribuições que transformaram a humanidade nas áreas de sexualidade, reprodução humana assistida e reposição hormonal. Milhares de vidas foram beneficiadas através dos conhecimentos científicos de suas pesquisas e estudos.

Confira a seguir quem prestigiou o evento:
Ji1ngdg.md.jpg
Ji1nr7a.md.jpg
Ji1niIR.md.jpg
Ji1nLLN.md.jpg
Ji1nDrX.md.jpg

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe