Fórum ESG Salvador: Presidente da CUFA/RJ fala sobre boas práticas empresariais e políticas públicas: “Precisamos divulgar essas ações”

Fórum ESG Salvador: Presidente da CUFA/RJ fala sobre boas práticas empresariais e políticas públicas: “Precisamos divulgar essas ações”

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Brenda Alves

Elias Dantas e Jefferson Peixoto / Alô Alô Bahia

Publicado em 22/05/2024 às 20:48 / Leia em 4 minutos

O Cofundador da Central Única das Favelas (Cufa) e presidente da Cufa do Rio de Janeiro, Preto Zezé, foi um dos convidados para participar do III Fórum ESG Salvador. Durante a sua fala, o ativista alertou sobre a importância da comunicação pública na atualidade brasileira, sobre a importância da divulgação em larga escala das boas práticas empresárias e políticas, sobre como a sociedade pode ser melhor sem o radicalismo político e também religioso, entre outros temas.

“Quando falando em Favela no Brasil, falamos em 20 milhões de pessoas. Que se comparado aos estados brasileiros poderá ser o quarto maior do país. Com uma economia produtiva que gira em torno de R$200 bilhões. E que em sua maioria tem mulheres como líderes das familias. É com esse contexto que as empresas e a gestão publica precisa pensar em ESG no Brasil”, iniciou Perto Zezé em sua fala. 

Além de apresentar os dados que destacam as favelas como importante vetor estratégico para alavancar as questões de ESG no país, o ativista deu um grande alerta aos empresários e gestores que participam do Fórum. Para Zezé a sociedade anda cansada e precisam participar ativamente das decisões e da realização de Agenda de Políticas Públicas. “Deixa o povo contar a História”, indicou Zezé. 

“Se unirmos a base do que a população já faz e os bons atos de governança e de poder público tenho certeza que podemos ter sucesso nesse processo de aperfeiçoamento social e econômico do Brasil. Pra isso é preciso falar em ESG para além de ganhar pontos na Bolsa de Valores (como sabemos que é o objetivo de muitos grupos empresariais), mas também para fazer diferença social e de meio ambiente. É possível fazer uma genda positiva, unindo empresários da favela, de grandes empresas, o poder público de diferentes vertentes, para juntos construir agendas que fazem a sociedade e os movimentos participarem das decisões. As pessoas precisam enxergar que as políticas públicas são feitas para chegar às  necessidades delas, pra que elas não acreditem que exista um super herói de capa que vai chegar pra salvá-las, mas que voltem a confiar nas boas práticas que existem e na política pública feita de forma conjunta”, destacou Preto Zezé. 

O III ESG Fórum Salvador acontece nesta  quarta-feira (22) e quinta-feira (23) reunindo especialistas, executivos e autoridades, que debatem as formas de tornar os setores privado, público e sociedade civil mais engajados com os propósitos levantados pela sigla ESG. Além de Preto Zezé, esteve também no palco do evento o prefeito Bruno Reis. A noite ainda conta com a participação do Governador do Pará, Helder Barbalho e da cantora Daniela Mercury. Com inscrições gratuitas o Fórum ESG acontece no Porto Salvador e também conta com transmissão ao vivo, em  https://www.youtube.com/@Correio24hBahia

O III ESG Fórum Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Alba Seguradora, Bracell, Contermas, Grupo Luiz Mendonça – Bravo Caminhões e Ônibus e AuraBrasil, Instituto Mandarina, Jacobina Mineração – Pan American Silver, Moura Dubeux, OR, Porsche Center Salvador, Salvador Bahia Airport, Suzano, Tronox e Unipar; apoio da BYD | Parvi, Claro, Larco Petróleo, Salvador Shopping, SESC, SENAC e Wilson Sons; apoio institucional do Sebrae, Instituto ACM, Saltur e Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Fera Palace, Happy Tour, Hike, Hiperideal, Luzbel, Ticket Maker, Tudo São Flores, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe