O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), organização sem fins lucrativos, comprometida com a promoção da igualdade racial, realiza, no próximo domingo (26), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a entrega do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2024, com baianos em destaque. Um dos mais importantes eventos voltados para a promoção da diversidade e inclusão no Brasil será transmitido ao vivo pelo YouTube do ID_BR, a partir das 14h, e ganha especial na Globo no mesmo dia, logo após o “Fantástico”.
A ilustradora indígena Yacunã Tuxá, do povo “Tuxá Mãe”, localizado às margens do Rio São Francisco, foi indicada no pilar Cultura na categoria Arte em Movimento. Tratando de questões de sexualidade e aceitação na comunidade indígena, suas ilustrações abordam a temática de forma sensível, quebrando o estereótipo da imagem associada ao indígena de 1500.
No Pilar de Educação, destaca-se a Escola afro-brasileira Maria Felipa, fundada pela socióloga Bárbara Carine e indicada para a categoria Educação e Oportunidades. Com foco no ensino básico afro-brasileiro e antiracista, inclusive com o ensino de libras voltado para a inclusão de pessoas surdas, a escola é reconhecida internacionalmente com o Prêmio World’s Best School Prizes, com o Selo de escola antirracista – Selo Excelência UBORA mediante edital da Defensoria Pública da Bahia. Atualmente, a Maria Felipa tem unidades em Salvador e no Rio de Janeiro.
No mesmo pilar, mas na categoria Inspiração, foi indicado Dinamam Tuxá, também de origem Tuxá, importante advogado e ativista social indígena, conhecido por seu trabalho na Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e na Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme). Ele atuou como Conselheiro Nacional do Meio Ambiente em 2015 e, atualmente, atua nas áreas de juventude, meio ambiente e em questões de demarcação de terras indígenas.
No Pilar Empregabilidade, a promotora de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Lívia Sant’Anna Vaz, também é destaque. Ela tem atuação dedicada ao combate contra o racismo e à intolerância religiosa, à defesa das comunidades tradicionais e das cotas raciais e foi indicada na categoria Liderança.
Por fim, no mesmo Pilar, Monique Evelle, considerada a personalidade negra mais influente do mundo em Negócios e Empreendedorismo, pelo MIPAD (ONU), e cofundadora da Inventivos – plataforma de formação, conexão e investimento para a nova geração de empreendedores do Brasil, foi indicada na categoria Trajetória Empreendedora, representando a Bahia.
Este ano, a premiação será apresentada por Dandara Queiroz, Ícaro Silva, Luana Génot e Tom Mendes, e contará com apresentações dos baianos Áttoxxá e Xênia França, além de Alcione, Brisa Flow, Kevin o Chris, L7, Marcelo D2, Maria Gadú, Naieme, Péricles, Seu Jorge e Xamã. A transmissão começa às 14h, no YouTube do ID_BR. E a Globo apresenta um especial, no mesmo dia, após o “Fantástico”.