Bruno Reis inicia III Edição do Fórum ESG Salvador relembrando ações e assinando decretos e leis para uma cidade ‘Carbono Zero’

Bruno Reis inicia III Edição do Fórum ESG Salvador relembrando ações e assinando decretos e leis para uma cidade ‘Carbono Zero’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Brenda Alves

Elias Dantas e Jefferson Peixoto / Alô Alô Bahia

Publicado em 22/05/2024 às 20:15 / Leia em 4 minutos

Primeiro a subir ao palco da III Edição do Fórum ESG, o Prefeito de Salvador, Bruno Reis apresentou ao público presente diversas ações, já realizadas pela gestão, ligadas ao Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança, pilares do que tange as questões de ESG. Ainda no palco do evento, o gestor assinou leis e decretos que podem tornar Salvador uma cidade “Carbono 0” no ano de 2049. 

Segundo o gestor público a ideia é que ao fazer 500 anos a capital baiana se torne referencia em ESG. “Esse evento ganha uma relevância ainda maior no momento em que vivemos com os últimos acontecimentos climáticos em nosso país. Um momento de prestar contas das realizações nas questões sócias, ambientais e de governança nesse último ano de gestão. E será hoje que mostrarei a vocês todo nosso avanço e também reafirmar  compromisso que fará de nossa cidade, um local ainda mais forte, ético, sustentável e igual”, falou o prefeito. 

Entre os Decretos assinados estão: 

  •  Troca da gasolina para álcool nos carros da Prefeitura 
  • Proibição do copo plástico na Prefeitura 
  • Criação de núcleos internos de sustentabilidade e resiliência em cada órgão da Prefeitura
  • Criação de GT sobre Emergência Climática

Além disso o Prefeito encaminhará para Câmara Municipal as seguintes leis:

 1. Política Municipal de Mudanças do Clima (PMMC)

Tem como finalidade planejar, fomentar e fortalecer as ações de adaptação e mitigação de mudanças do clima, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e estimular o desenvolvimento sustentável e inclusivo no âmbito do município, tendo como uma de suas diretrizes a efetivação dos compromissos assumidos no Pacto Global e no Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC).

  1. Política de Agroecologia Urbana

Salvador irá adotar uma abordagem abrangente para promover sistemas alimentares sustentáveis e resilientes, conforme citado na COP28, primeira conferência a reconhecer de forma explícita a estreita relação entre o setor de alimentos e uso do solo e a crise climática.

  1. Projeto de Lei sobre a compra pública circular

A Prefeitura vai adotar critérios sustentáveis e circulares em suas próprias compras, lidando melhor com o equilíbrio das questões de escassez de recursos, aquecimento global e gestão de resíduos.

  1. Projeto de Lei AbE em obras públicas 

Salvador irá adotar medidas de Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE), a serem observadas nas obras de edificações públicas realizadas no município. A Lei tem como objetivo assegurar o desenvolvimento socioeconômico com a proteção do sistema climático, através do incentivo ao uso de soluções baseadas na natureza em obras públicas.

  1. Processo de eletrificação da frota de ônibus coletivos

Autorização do Legislativo para contratar operação de crédito com objetivo de iniciar a transição da frota atual de coletivos para ônibus elétricos.

 

Gestores públicos e empresários durante fala do prefeito Bruno Reis

O III ESG Fórum Salvador acontece nesta  quarta-feira (22) e quinta-feira (23) reunindo especialistas, executivos e autoridades, que debatem as formas de tornar os setores privado, público e sociedade civil mais engajados com os propósitos levantados pela sigla ESG. Além do prefeito Bruno Reis, o Governador do Pará, Helder Barbalho, a cantora Daniela Mercury e o cofundador da CUFA e presidente da CUFA RJ, Preto Zezé, plaestram no primeiro dia do evento. Com inscrições gratuitas o Fórum ESG acontece no Porto Salvador e também conta com transmissão ao vivo, em  https://www.youtube.com/@Correio24hBahia

O Fórum é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Alba Seguradora, Bracell, Contermas, Grupo Luiz Mendonça – Bravo Caminhões e Ônibus e AuraBrasil, Instituto Mandarina, Jacobina Mineração – Pan American Silver, Moura Dubeux, OR, Porsche Center Salvador, Salvador Bahia Airport, Suzano, Tronox e Unipar; apoio da BYD | Parvi, Claro, Larco Petróleo, Salvador Shopping, SESC, SENAC e Wilson Sons; apoio institucional do Sebrae, Instituto ACM, Saltur e Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Fera Palace, Happy Tour, Hike, Hiperideal, Luzbel, Ticket Maker, Tudo São Flores, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.

 

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia