Estudo realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), entidade que reúne e representa as principais operadoras de lazer do Brasil, foi apresentado nesta segunda-feira (20) e traz boas notícias, inclusive para o Nordeste. A região segue sendo a que mais recebe viajantes, segundo a pesquisa, que traça o contexto econômico nacional e internacional do segmento de turismo de lazer e do comportamento de compra de viagens.
No pódio de cidades brasileiras mais procuradas, São Paulo (SP) aparece em primeiro, seguida por Maceió (AL) e Porto Seguro (BA), empatadas na segunda colocação, e Porto de Galinhas e Recife (PE) dividindo o terceiro lugar. Entre as atrações nacionais mais vendidas estão o Parque Beto Carrero World (SC), o Beach Park (CE) e as Cataratas do Iguaçu (PR).
O protagonismo de 2023 ficou realmente com o mercado nacional, já que as viagens pelo Brasil representaram 60% do faturamento das operadoras no ano, atingindo o valor de R$ 11,55 bilhões, um crescimento de 122% em comparação com os números de 2022. O resultado confirma o enorme potencial do mercado interno e sua capacidade de impulsionar o crescimento do setor e desenvolvimento do país.
Ainda assim, as viagens internacionais contabilizaram crescimento, só que mais moderado, de 22% em relação ao ano anterior, com faturamento de R$ 7,69 bilhões, o que corresponde a 40% das vendas totais. O volume de embarques segue a tendência de crescimento do faturamento, contabilizando 11,8 milhões de passageiros, 22,7% a mais que em 2022. Destes, 74% foram para destinos nacionais (8,71 milhões) e 26%, para os internacionais (3,09 milhões).
Entre os destinos internacionais, a Europa segue com o melhor desempenho. No ranking de países, os Estados Unidos estão em primeiro lugar, com a Itália em segundo e a Argentina, na terceira colocação. Já entre as cidades mais vendidas, Orlando aparece no topo, Buenos Aires em segundo, e o empate triplo entre Lisboa, Roma e Punta Cana no terceiro lugar. No quesito atrações internacionais, Walt Disney World e Universal Orlando são as líderes de vendas.
Perfil das viagens
Em 2023, os roteiros de média duração (5 a 9 dias) foram os mais escolhidos para embarques dentro do Brasil. Já as viagens internacionais mais longas, com mais de 10 dias de duração, foram a principal escolha. No que se refere ao tipo de produto, as experiências completas, que envolvem a parte terrestre e aérea, representaram 28,44% e seguem sendo o produto mais vendido pelas operadoras, seguido pela venda de somente hospedagem, responsável por 24,03%, pacote terrestre completo (hospedagem, traslados e passeios) com, 17,22%, e cruzeiros, com 13,78%.