Porto Seguro, na Bahia, está entre os destinos mais vendidos por operadoras de turismo em 2023

Porto Seguro, na Bahia, está entre os destinos mais vendidos por operadoras de turismo em 2023

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Divulgação/Prefeitura Municipal de Porto Seguro

Publicado em 21/05/2024 às 17:09 / Leia em 3 minutos

Estudo realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), entidade que reúne e representa as principais operadoras de lazer do Brasil, foi apresentado nesta segunda-feira (20) e traz boas notícias, inclusive para o Nordeste. A região segue sendo a que mais recebe viajantes, segundo a pesquisa, que traça o contexto econômico nacional e internacional do segmento de turismo de lazer e do comportamento de compra de viagens.

No pódio de cidades brasileiras mais procuradas, São Paulo (SP) aparece em primeiro, seguida por Maceió (AL) e Porto Seguro (BA), empatadas na segunda colocação, e Porto de Galinhas e Recife (PE) dividindo o terceiro lugar. Entre as atrações nacionais mais vendidas estão o Parque Beto Carrero World (SC), o Beach Park (CE) e as Cataratas do Iguaçu (PR).

O protagonismo de 2023 ficou realmente com o mercado nacional, já que as viagens pelo Brasil representaram 60% do faturamento das operadoras no ano, atingindo o valor de R$ 11,55 bilhões, um crescimento de 122% em comparação com os números de 2022. O resultado confirma o enorme potencial do mercado interno e sua capacidade de impulsionar o crescimento do setor e desenvolvimento do país.

Ainda assim, as viagens internacionais contabilizaram crescimento, só que mais moderado, de 22% em relação ao ano anterior, com faturamento de R$ 7,69 bilhões, o que corresponde a 40% das vendas totais. O volume de embarques segue a tendência de crescimento do faturamento, contabilizando 11,8 milhões de passageiros, 22,7% a mais que em 2022. Destes, 74% foram para destinos nacionais (8,71 milhões) e 26%, para os internacionais (3,09 milhões).

Entre os destinos internacionais, a Europa segue com o melhor desempenho. No ranking de países, os Estados Unidos estão em primeiro lugar, com a Itália em segundo e a Argentina, na terceira colocação. Já entre as cidades mais vendidas, Orlando aparece no topo, Buenos Aires em segundo, e o empate triplo entre Lisboa, Roma e Punta Cana no terceiro lugar. No quesito atrações internacionais, Walt Disney World e Universal Orlando são as líderes de vendas.

Perfil das viagens

Em 2023, os roteiros de média duração (5 a 9 dias) foram os mais escolhidos para embarques dentro do Brasil. Já as viagens internacionais mais longas, com mais de 10 dias de duração, foram a principal escolha. No que se refere ao tipo de produto, as experiências completas, que envolvem a parte terrestre e aérea, representaram 28,44% e seguem sendo o produto mais vendido pelas operadoras, seguido pela venda de somente hospedagem, responsável por 24,03%, pacote terrestre completo (hospedagem, traslados e passeios) com, 17,22%, e cruzeiros, com 13,78%.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe