Em Paris, artista plástico baiano Ed Ribeiro vai expor obras durante abertura dos Jogos Olímpicos

Em Paris, artista plástico baiano Ed Ribeiro vai expor obras durante abertura dos Jogos Olímpicos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 20/05/2024 às 13:47 / Leia em 3 minutos

O artista plástico baiano Ed Ribeiro, conhecido internacionalmente como ‘’Pintor dos Orixás’’, irá expor suas  obras na mostra ‘’Ecos dos Orixás’’. Produzida por Foteini Foteinaki, a exposição gratuita acontece entre os dias 10 e 24 de junho, durante a abertura dos jogos olímpicos, no prédio histórico 59 Rue de Rivoli, em Paris. Sob curadoria do cientista brasileiro Paulo Rufino, a mostra reúne 10 obras assinadas por Ed Ribeiro e tem como objetivo exaltar as influências africanas, indígenas e europeias na formação da identidade e ancestralidade da América Latina.

‘’Idealizamos juntos o ‘’Ecos dos Orixás’’, construindo toda a composição das religiões que formam o nosso país. Partindo de Xangô e Ogum, divindades de matriz africana, até os santos católicos, abraçando, inclusive, o que entendemos por sincretismo religioso, mas também falando sobre a espiritualidade dos povos originários (…) O nosso  intuito é tratar, por meio do diálogo artístico, conceitos que perpetuam até os dias atuais, sobretudo, o racismo religioso.Tudo isso acontecendo em uma cidade tão rica em cultura como Paris, que recebe milhares de pessoas ao longo do dia, na charmosa Galeria 59 Rivoli, próxima do Louvre e também logo mais ao lado do Rio Sena’’ relata Paulo.

Ed-Ribeiro-e-Paulo-Rufino-Foto-divulgacao

A mostra,  que vai tomar dois andares da galeria, também será enriquecida com trabalhos de profissionais como a fotógrafa Stéphane Munnier, o músico Altay Veloso e o arquiteto e cenógrafo brasileiro Humberto Macedo. O público também terá a oportunidade de prestigiar debates realizados por renomados profissionais, como a professora Samille Possidonio, que ao longo das suas vivências passou por formações relacionadas à Cultura Afro-Brasileira, incluindo contações de histórias e mitologia yoruba; a psicóloga Valéria Sardenberg, certificada em terapia focada nas emoções, além de ser especialista em simbolismo na análise Junguiana; e Julio Cesa Cesano, primeiro diplomata afrodescente do Uruguai.

O evento também contará com o lançamento em francês do livro ‘’Glorya y Tormento’’, do autor Jorge Jury e com ilustração de Ed Ribeiro, que apresenta a história do jogador negro que fez o primeiro gol nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, sendo comemorado neste ano o centenário.

Após essa exposição em Paris, ‘’Ecos dos Orixás’’ estará entre os dias 13 de julho e 30 de agosto em Portugal, encerrando sua agenda no Rio de Janeiro, em Niterói, de 3 de agosto até 28 de setembro.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe