O Circuito de Ímola, na Itália, o mesmo onde Ayrton Senna morreu há trinta anos, foi palco de uma homenagem especial ao ídolo. Nesta quinta-feira (16), o tetracampeão da categoria Sebastian Vettel convocou os colegas para uma caminhada no Autódromo Enzo e Dino Ferrari.
Os pilotos e outros convidados fizeram o percurso que terminou na atual Variante Tamburello, local da curva em que Senna colidiu o carro e não resistiu. Atrás do circuito, existe uma estátua do ídolo brasileiro.
Os campeões Fernando Alonso, Max Verstappen e Lewis Hamilton marcaram presença, assim como outros pilotos do grid atual como Charles Leclerc, Lando Norris, Carlos Sainz, George Russell e Pierre Gasly, entre outros.
Três brasileiros também estavam na caminhada desta quinta-feira: Felipe Drugovich, campeão da F2 em 2022, Gabriel Bortoleto e Enzo Fittipaldi, ambos pilotos da categoria na atual temporada.
For Senna 💛💚
A run with a difference, Seb’s initiative to remember Senna and Ratzenberger 30 years on from their death.#ImolaGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/kOZFSCUW1K
— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) May 16, 2024
O evento teve também a presença do CEO da F1, o italiano Stefano Domenicali, e com as sobrinhas do brasileiro, Bianca e Lalalli Senna.
O francês Pierre Gasly, da Alpine, usará um capacete amarelo para homenagear o brasileiro, um de seus herois esportivos que o incentivou a seguir no automobilismo. O capacete será vendido em um leilão para arrecadar fundos para o Instituto Ayrton Senna, que apoia a educação de crianças no Brasil.
Na manhã de domingo (19), antes da corrida, o alemão Sebastian Vettel, que se aposentou da F1 em 2022, vai pilotar a McLaren MP4/8 com a qual o brasileiro disputou a temporada de 1993.