A atriz Glória Pires, que vai dirigir um documentário sobre a trajetória do Balé Folclórico da Bahia, esteve em uma reunião nesta quarta-feira (15) com o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e o diretor e fundador do Balé, Vavá Botelho.
Registros do encontro foram compartilhados por Bruno Monteiro, que celebrou a iniciativa. “Dialogar sobre iniciativas que reconhecem e valorizam a produção artística baiana e promovem a inclusão e transformação social por meio da cultura é sempre muito satisfatório e engrandece as expressões artísticas baianas”, escreveu o secretário. Veja:
Ver essa foto no Instagram
De acordo com Bruno, Glória, que desde que conheceu o grupo de dança, em 2013, imaginou documentá-lo em um filme e assim registrar os encantos da organização.
Neste primeiro encontro, foram apresentados detalhes do projeto do documentário.
Ao Alô Alô Bahia, o secretário falou sobre a importância da visita da atriz e do projeto. “Foi uma alegria muito grande, receber essas visitas. Nós consideramos um projeto muito importante, porque documentários, todo tipo de registro audiovisual sobre a nossa diversidade, a nossa riqueza cultural, como é o balé folclórico, são um importante instrumento de salvaguarda desses patrimônios, de toda essa riqueza cultural que é produzida”.
Na análise do gestor, o documentário tem outras funções além do registro audiovisual. “Ele também nos permite chegar a outros públicos, a outras atuais e futuras gerações, possibilitar que as atuais e futuras gerações tenham conhecimento e acesso a toda a riqueza artística que o Balé Folclórico produz há 36 anos e que tem sementes espalhadas no Brasil e no mundo”.
“Somos muito entusiastas desse projeto e ficamos felizes com a possibilidade de parceria para que o Estado da Bahia também possa dar sua contribuição e viabilizar um projeto tão importante como esse”, finalizou o secretário.
Foto: Reprodução/Redes sociais
As gravações do documentário foram iniciadas em 2022, no retorno da companhia aos palcos após o fim da interdição imposta por causa da pandemia de coronavírus.
O Balé Folclórico da Bahia é uma companhia de dança privada focada nas danças populares baianas. Ele voltou a se apresentar em abril de 2022, após quase encerrar as suas atividades, durante a pandemia, por dificuldades financeiras. Com apoio de artistas e admiradores, por meio de uma arrecadação financeira virtual, a instituição retornou a funcionar.