A Fifa acaba de anunciar a criação da versão feminina do Mundial de Clubes. De acordo com anúncio feito nesta quarta-feira (15), a competição será realizada entre janeiro e fevereiro de 2026, em local a ser definido. A entidade informou ainda que a expectativa é que o torneio seja realizado a cada quatro anos. A edição inaugural deve contar com 16 times e os critérios de classificação ainda serão definidos.
A criação do novo mundial faz parte dos esforços da Fifa em prol da valorização do futebol feminino. Neste sentido, o presidente da instituição, Gianni Infantino, apresentou também um conjunto de novas medidas, principalmente relacionadas ao calendário, respeitando o descanso e os direitos das jogadoras que são mães, biológicas ou por adoção.
“(As novas regras) Reconhecem as dimensões físicas, psicológicas e sociais no caso de incapacidade de prestar serviços de emprego devido a menstruação intensa ou complicações médicas relacionadas com a gravidez“, apontou a Fifa, em comunicado. “(Vamos) Incentivar as associações (confederações) a facilitar o apego e o equilíbrio emocional das jogadoras com as suas famílias durante as partidas internacionais pelas seleções.”