O tradicional Bembé do Mercado, maior candomblé de rua do mundo, completa 135 anos em 2024 e começa na segunda-feira (13), em Santo Amaro, no recôncavo baiano. O evento celebra o fim da escravidão e reforça a resistência do povo preto.
O evento reúne mais de 60 comunidades quilombolas e terreiros de religiões de matriz africana e vai contar com atividades religiosas, shows, feiras, rodas de conversa, oficinas, exposições, entre outros.
O Bembé do Mercado é reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional desde 2019 e Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2012. Há cinco anos, tramita um processo na sede Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), visando o reconhecimento como patrimônio da humanidade.
A abertura do evento vai acontecer às 5h, com a lavagem do busto de João de Obá, instalação das imagens de Iemanjá e café da manhã, no Largo do Bembé.
No domingo (19), dia do encerramento, a programação conta às 15h com uma apresentação cultural do Samba de Roda Raízes do Acupe, na Orla de Itapema.
As informações são do g1 Bahia.