O nadador baiano Guilherme Caribé garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao vencer os 100 m livre, na última quinta-feira (9), na piscina da Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro. A Seletiva Olímpica segue até sábado (11), para definir os demais representantes brasileiros, com a chance de ter mais um baiano entre os classificados.
Aos 21 anos, Caribé era o favorito da prova. Na classificatória, ele já havia feito o índice de 47.95. Na final, quando a marca seria válida para a Seletiva, ele cravou 48.16, atingindo a marca necessária, o título do Troféu Brasil e a vaga para sua primeira participação olímpica.
“Estou muito feliz. Um sonho realizado e a certeza de que todo o trabalho deu certo. Então, o foco agora é Paris. Da Bahia, vou levar muito axé e acarajé”, brincou o atleta, após a conquista.
Feminino
A Bahia também teve Celine Bispo disputando os 100m livre. No entanto, ela não conseguiu atingir o índice desta prova. A nadadora ainda busca o sonho olímpico na prova dos 50m livre, que será disputada no sábado (11).
“Sigo muito confiante que vai dar certo. Conto com a energia de vocês para que eu conquiste essa vaga olímpica”, disse, convidando os baianos para acompanhar a competição, que está sendo transmitida pelo canal SporTV e no Youtube, no canal oficial da CBDA.