Idosas atacam Carta Magna inglesa a marteladas

Idosas atacam Carta Magna inglesa a marteladas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução

Publicado em 10/05/2024 às 11:28 / Leia em 2 minutos

A Carta Magna inglesa, que fica guardada na Biblioteca Britânica, em Londres, sofreu um atentado inusitado, nesta sexta-feira (10). Duas senhoras com mais de 80 anos, ambientalistas, tentaram quebrar a vitrine de vidro temperado que protege o documento. A equipe de segurança foi acionada e interviu para evitar que o exemplar fosse danificado.

O grupo Just Stop Oil assumiu a responsabilidade pelo ato e postou um vídeo em seu perfil no X (antigo Twitter) do momento em que as mulheres, identificadas como Reverenda Sue Parfitt, de 82 anos, e Judy Bruce, de 85, martelaram a caixa de vidro. A ação duas duas ambientalistas teve como objetivo chamar a atenção sobre a exploração de combustíveis fósseis.

“Este documento famoso trata do Estado de direito e da oposição ao abuso de poder. Nosso governo está violando suas próprias leis”, disse Judy Bruce. Sue Parfitt acrescentou: “Sou cristã e me sinto obrigada a fazer o que puder para aliviar os sofrimentos”.

A Biblioteca Britânica informou, em comunicado, que notificou a polícia sobre o atentado e que a Carta Magna permanece intacta. Por conta do episódio, a Galeria do Tesouro ficará temporariamente fechada.

O exemplar da Carta Magna alvo do ataque é uma das duas cópias autênticas do documento de 1215 que estão na Biblioteca Britânica. Outras duas estão nas catedrais de Lincoln e Salisbury.

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe