Primeira mulher nomeada Diretora de Marketing do Bradesco, em 2023, a soteropolitana Nathalia Garcia receberá da Câmara Municipal de Salvador a Comenda Maria Quitéria, no próximo dia 24 de maio, às 18h, no Plenário Cosme de Farias. A honraria é concedida a mulheres baianas que lutam por justiça, igualdade e direitos iguais.
“Apesar de todos os desafios enfrentados por nós, mulheres, seguimos em frente sendo competentes, criativas e com habilidades empreendedoras, reforçando assim que estamos capacitadas para assumir quaisquer posições”, disse Nathalia à época da nomeação, se dizendo feliz por ser exemplo para outras mulheres.
A Comenda Maria Quitéria leva o nome da heroína da Independência da Bahia, patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Ela foi a primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro e a entrar em combate pelo Brasil para expulsar o Exército Português, no episódio que culminou na Independência da Bahia, em 2 de julho de 1823.
Recentemente, a jornalista Jéssica Senra foi agraciada com a honraria, se juntando a mulheres como Mãe Carmen, ialorixá à frente do Terreiro do Gantois; e a biomédica baiana Jaqueline Góes, responsável pelo sequenciamento genético do coronavírus 48 horas depois dos primeiros casos de Covid-19 na América Latina, em 2021.