Lula tem trabalho aprovado por metade da população brasileira, segunda nova pesquisa Quaest

Lula tem trabalho aprovado por metade da população brasileira, segunda nova pesquisa Quaest

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do g1

Divulgação

Publicado em 08/05/2024 às 10:53 / Leia em 2 minutos

Uma nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), aponta que 50% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por outro lado, 47% desaprovam. Esta é a primeira vez que os percentuais empatam tecnicamente. Os demais 3% não souberam ou não responderam. O levantamento ouviu 2.045 pessoas, em 120 municípios brasileiros, entre 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para baixo e a reprovação, um ponto para cima em relação à pesquisa realizada em março. À época, 51% dos entrevistados aprovavam o trabalho do presidente, enquanto 46% desaprovavam.

“A aprovação parou de cair, muito porque [a avaliação de Lula] parou de piorar no Sul e entre os evangélicos. As pessoas ainda têm uma percepção negativa da economia, acham que Lula não está entregando o que prometeu”, afirma Felipe Nunes, diretor da Quaest, ao g1.

Entre os evangélicos, o índice de desaprovação de Lula caiu de 62% em março para 58% em abril, se igualando ao percentual avaliado entre os católicos. Já a aprovação entre os evangélicos subiu de 35% para 39% no mesmo período.

A maior variação na avaliação positiva de Lula entre março e maio se deu na região Sul, indo de 40% para 47%. Já a rejeição, que era de 57%, passou para 52%.

Rumos do Brasil

Os entrevistados ainda foram questionados sobre a direção que o país está seguindo. Para 49% deles, o Brasil está na direção errada, contra 41% que consideram que a direção é a correta. Do total, 10% não souberam ou não responderam.

Sobre as intenções de Lula, 51% consideram o presidente bem-intencionado, contra 42%, que disseram que o petista não é bem-intencionado. Outros 7% não souberam ou não responderam.

A maioria dos entrevistados (52%) considera que o governo trabalha para atender às necessidades de todos, enquanto 35% acham que o governo trabalha para atender às necessidades de quem votou no presidente. Do total, 13% não souberam ou não responderam.

Para 38% dos participantes da pesquisa, a economia no Brasil piorou nos últimos 12 meses. Para 32%, se manteve igual e, para 27%, melhorou. Segundo a Quaest, 48% afirmaram que têm a expectativa de que a economia melhore. Para 30%, no entanto, a economia vai piorar e para 19%, ela vai permanecer como está.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe