O atacante Neymar, do Al-Hilal, foi mais um atleta que se mobilizou para ajudar pessoas afetadas pelas inundações no Rio Grande do Sul. O camisa 10 enviou um jatinho particular com doações de suprimentos para os atingidos pela tragédia no estado nesta terça-feira (7).
Ver essa foto no Instagram
“Momento delicado que o nosso Brasil está passando e ajudar NUNCA é demais, independente da sua condição financeira, o que importa é o que você carrega no coração”, escreveu o atleta.
Alguns atletas e famosos compartilharam a mobilização que estão fazendo em prol das vítimas das enchentes. No domingo (5), a cantora Anitta anunciou que disponibilizaria um caminhão para ajudar nas operações de socorro. Nos stories do Instagram, ela anunciou a medida e também apelou para que os fãs façam doações.
“Gente, o Rio Grande do Sul, como vocês sabem, está passando por uma das maiores catástrofes climátcas e precisa da nossa ajuda. Estou disponibilizando um dos meus caminhões para que junto com a CUFA e com você que está assistindo esse vídeo a gente possa ajudar as pessoas que foram vítimas desse desastre ambiental”.
O surfista Pedro Scooby e outros dez atletas que enfrentam ondas gigantes chegaram ao RS na segunda-feira (6). Entre eles, Ian Cosenza, Iankel Noronha, Fabiano Tissot, Danillo Simplicio, Will Santana, Felipe Cesarano, Michelle Des Bouillons, e Lucas Chumbo.
Os atletas viajaram por 18 horas e levaram motos aquáticas para ajudarem no resgate a pessoas ilhadas após enchentes causadas por chuvas naquela região.
Além dos meios de transporte, eles levaram 15 filtros portáteis que tornam qualquer água potável. O filtro é um projeto do surfista Jon Rose, inspirado em uma experiência de seu pai, que criou uma ONG na África focada em ensinar populações carentes a coletar água da chuva e filtrá-la.
Nesta terça-feira (7), Ítalo Ferreira, primeiro campeão olímpico da história do surfe, anunciou que escolheu dez pranchas que usou na carreira, autografou e disponibilizou para venda. O valor alcançado será revertido em doações para o RS.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
De acordo com um balanço divulgado nesta terça (7), o número de mortos em razão das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 90. Além disso, quatro óbitos estão em investigação. Ao todo, 131 pessoas estão desaparecidas e 362 estão feridas.
Ainda segundo o relatório, 1.408.993 pessoas foram afetadas em 397 municípios. Já são 156.056 desalojados e 48.297 em abrigos.
O governo do Rio Grande do Sul disponibilizou a conta SOS Rio Grande do Sul para doações às vítimas das chuvas. Transferências podem ser feitas para a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.
Ver essa foto no Instagram
“Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança ao doador e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público”, afirma o governo estadual.