O Pelourinho será palco do “Diálogo de Tambores: pelo reconhecimento, justiça e desenvolvimento dos afrodescendentes”, que tem como objetivo promover o reconhecimento e a visibilidade das expressões artísticas da população afrodescendente, além de defender seus direitos humanos e combater o racismo e a discriminação racial. O evento acontece nesta quarta-feira (8), a partir das 14h, na Faculdade de Medicina da Bahia.
A programação inclui painéis temáticos com a participação de especialistas, representantes governamentais, lideranças afrodescendentes, representantes da sociedade civil, agências da ONU, parlamentares, academia e público em geral. Haverá também um cortejo pelas ruas do Pelourinho, com grupos de tambores formados por jovens das periferias de Salvador. Das 18h às 21h, está prevista uma série de atrações culturais, incluindo a participação do Ilê Aiyê, que está celebrando seus 50 anos de fundação.
Entre as atrações confirmadas, estão a subsecretária-geral da ONU e diretora-executiva do Fundo de População das Nações Unidas, Natalia Kanem; o presidente da Fundação Palmares, João Jorge; a secretária do Sistema Nacional de Promoções da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Ieda Leal; o chefe da Assessoria para Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Luis Eduardo Batista; e a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães, entre outros.