A Cátedra Gilberto Gil de Estudos da Cultura será lançada na próxima sexta-feira (10), no Salão Nobre da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Com a presença do homenageado, o evento marcará o início de atividades e pesquisas na área da Cultura.
A iniciativa será vinculada ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), em parceria com o Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), ambos vinculados ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Ufba.
Segundo o Cult, a cátedra irá estimular atividades e reflexões no campo da cultura, em especial nas áreas de gestão, produção, curadoria e políticas e organizações culturais. O nome de Gil foi escolhido pelo alcance do artista e também pela sua contribuição ao campo da cultura enquanto cantor e compositor e também como ministro da Cultura entre os anos de 2003 a 2008.
O evento de lançamento será às 17h, e também contará com a presença de José Miguel Wisnik, pianista, compositor e professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), que fará uma conferência. O reitor da Ufba, Paulo Miguez, será o anfitrião do evento, que contará com a apresentação de grupos artísticos da universidade. O lançamento será transmitido pelo canal da TV Ufba, no Youtube.
Ver essa foto no Instagram