A riqueza e a diversidade cultural do Artesanato da Bahia e de outras regiões do Brasil vão tomar conta da capital baiana durante o Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA), que acontece entre os dias 17 e 19 de maio, na Arena Fonte Nova. Além da comercialização de produtos, a programação inclui ainda feira, salão de negócios, desfile de moda artesanal, atividades de qualificação, espaço infantil, gastronomia, manifestações culturais e shows. A expectativa é que o evento receba cerca de 3,5 mil visitantes por dia. A entrada é gratuita.
Inspirado na expressão “Fé na Bahia“, o FENABA vai promover o intercâmbio entre mais de 200 artesãs e artesãos das 20 Rotas do Artesanato da Bahia, 20 mestras e mestres, seis associações de artesanato, representando a Federação de Associações de Artesãos do Estado da Bahia e 10 Federações Nacionais representando a Confederação Brasileira de Artesãos. Também estarão presentes profissionais dos estados de Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Sergipe, São Paulo e o Distrito Federal. Por lá, o público poderá encontrar uma variedade de técnicas, como renda, bordado, tecelagem, pintura, cerâmica, entalhe em madeiras, trançado, crochê, fuxico, ourivesaria, costura em retalho, redes e objetos produzidos a partir de matérias-primas como coco, palha, fibra, piaçava, sementes, escamas de peixes e conchas.
Forte presença feminina
Com presença majoritária de expositoras mulheres, entre artesãs e mestras, o festival celebra a força do empreendedorismo feminino, destacando o artesanato como instrumento de empoderamento que se traduz como um ofício gerador de renda e independência financeira para muitas delas.
Um dos destaques será a presença da mestra artesã Maria do Carmo Amorim, da quarta geração de uma família de mulheres rendeiras de Saubara que tiveram a vida transformada pelo artesanato. Para a artesã, a realização do FENABA é uma celebração da arte e da cultura da Bahia.
“Eu estou feliz com a realização deste festival. Tenho participado de eventos em outros estados e sentia falta de reunir o nosso povo, a nossa cultura e reencontrar nossos amigos artesãos e artesãs em um evento como este. Depois da pandemia, ficamos muito preocupados com o rumo do nosso trabalho. O festival é a oportunidade de mostrarmos a nossa potência. Porque a Bahia é uma potência em artesanato e cultura”, afirma.
Maria do Carmo é fundadora da Associação de Artesãos de Saubara, que reúne atualmente 53 artesãs. São mulheres que ajudam a transformar a técnica ancestral do bilro a ser reconhecida em todo Brasil e até em outros países. O sucesso é tanto que, recentemente, o trabalho dessas artistas foi parar nas telas da TV. Elas foram responsáveis pela confecção das peças de renda que cobrem o vestido de noiva de Maria Santa, a Santinha, personagem da atriz Duda Santos, no remake da novela “Renascer”.
Serviço:
Festival Nacional de Artesanato na Bahia
Data: 17 a 19 de maio;
Local: Arena Fonte Nova, Salvador;
Horário:
Sexta-feira – das 10h às 22h;
Sábado – das 10h às 22h;
Domingo – de 10h às 19h
Entrada gratuita.