Dia do Desejo permite que pacientes comam pizza e hambúrguer em hospital de Salvador

Dia do Desejo permite que pacientes comam pizza e hambúrguer em hospital de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

CORREIO

Divulgação

Publicado em 04/05/2024 às 17:16 / Leia em 3 minutos

Pacientes em longa permanência ou estado de paliação internados no Hospital Municipal de Salvador (HMS), ao menos uma vez por mês, têm suas vontades gastronômicas atendidas pela Fada dos Desejos.

O projeto Dia do Desejo existe há três anos e também acontece na pediatria, contemplando todas as crianças. A ideia foi implementada no período da pandemia, inspirada em ações semelhantes desenvolvidas em outros hospitais pelo mundo.

No HMS, ela ganhou algumas características próprias, como a presença da Fada dos Desejos, que ganha vida através da caracterização de uma funcionária da equipe que se veste como a personagem para ser a portadora das boas novas.

A coordenadora do serviço de Nutrição do hospital, Sandra Tavares, conta que os preparativos começam dois dias antes, com a equipe recolhendo os pedidos pelos leitos.

Como nem o melhor aplicativo de delivery seria capaz de oferecer, os pedidos são devidamente registrados e, no Dia D, as entregas chegam diretamente às mesas de cada quarto. São pizzas, hambúrgueres, milk shakes, macarronadas. Todos os pratos feitos na cozinha do hospital e com todo o cuidado e sabor que os pacientes merecem.

Para atender aos pacientes diabéticos, as receitas são adaptadas, sem, no entanto, comprometer as questões sensoriais da comida desejada. “Existe uma ideia de que a comida do hospital é comida sem gosto. E nessa ação a gente mostra que é possível fazer diferente”, destaca Sandra Tavares.

Ela ressalta que o trabalho reflete a humanização que precisa estar presente na nutrição hospitalar. “Trabalhar com alimentação é um ato de amor. E existe uma grande diferença entre alimentar e matar fome. Nosso objetivo aqui, além de nutrir, é criar experiências positivas nos pacientes”, concluiu.

Ações semelhantes também são feitas em outros hospitais da nossa cidade, como o Teresa de Lisieux. A unidade de saúde, em comum acordo com as famílias, providencia pratos que sejam desejados pelos pacientes, sobretudo os oncológicos, pediátricos e da obstetrícia.

Além disso, existe um projeto de comemoração dos aniversários. O paciente que tiver interesse, no dia em que celebra a vida, é presenteado com um bolo ou coquetel servido dentro de uma fruta, como abacaxi ou melão decorado. Dessa forma, o hospital oferece conforto e acolhimento através da alimentação.

 

Leia mais notícias no CORREIO.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe