Uma lei que muda o nome da histórica Ladeira da Praça, no Centro de Salvador para Ladeira Revolta dos Malês foi sancionada nesta quinta-feira (2), pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis.
A medida, proposta pela vereadora Marta Rodrigues e aprovada pela Câmara Municipal de Salvador, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
A Ladeira, situada entre a Rua da Misericórdia e a Av. José Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros), foi palco de um episódio marcante na história baiana. Nos dias 24 e 25 de janeiro de 1835, um grupo de africanos escravizados e libertos se rebelou, desencadeando a Revolta dos Malês. Hoje, a ladeira é um dos principais acessos de saída da Câmara Municipal de Salvador (CMS) e da prefeitura.
Em sua proposta, Marta afirma que a troca do nome representa a valorização “dos heróis nacionais e representatividade do povo negro e da luta abolicionista que sofrem com a tentativa de apagamento histórico e cultural”.
“É justa e necessária a homenagem ao aludido evento, símbolo de resistência e de representatividade”, diz um trecho do texto.
Com a publicação no DOM, a lei já entra em vigor e, portanto, o nome Ladeira Revolta dos Malês já passa a valer.