Garrafas de álcool 70% deixam de ser vendidas em estabelecimentos comerciais nesta terça-feira (30)

Garrafas de álcool 70% deixam de ser vendidas em estabelecimentos comerciais nesta terça-feira (30)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Pedro França / Agência Senado / Banda B

Publicado em 30/04/2024 às 08:37 / Leia em 2 minutos

Quem for ao mercado em busca de garrafas da versão líquida do álcool 70% não as encontrará mais. A partir desta terça-feira (30), a venda do produto passa a ser proibida em estabelecimentos comerciais, após determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O consumidor terá como opção o álcool 54% ou o álcool 70% em gel.

Em função da quantidade cada vez maior de acidentes, o Poder Público proibiu, em 2002, a venda de álcool líquido com percentual igual ou superior a 54 GL em estabelecimentos como supermercados e farmácias. A medida foi temporariamente revogada, em 2020, durante a pandemia de Covid-19, já que a versão do produto era usada para a higienização de mãos e objetos, evitando a disseminação do vírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 150 mil internações por ano em decorrência de queimaduras são registradas, parte considerável delas, segundo a Anvisa, causada no momento em que as pessoas acendem churrasqueiras ou fogueiras.

O supermercados são contra a volta da restrição. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) reivindica, junto à agência, que a medida seja revista, sob o argumento de que “o consumidor já se acostumou a comprar não só em farmácias, mas em supermercados de todo o Brasil”.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe