A 16ª edição do Comida di Buteco está agitando Salvador e trazendo à tona um dado significativo, com mais de 45% dos estabelecimentos participantes sendo chefiados por mulheres. Este marco não apenas reflete a crescente presença feminina no setor gastronômico, mas também destaca a importância dessas empreendedoras na valorização e desenvolvimento da cultura culinária local.
De acordo com Thais Nascimento, representante da Casa Sankofa Bar, que está participando do concurso pela primeira vez com ‘Bolinho Sankofa’, feito com massa de aimpim e carne de sol desfiada, é importante ter estabelecimento liderado por mulheres, pois abre espaço para outras.
“É muito importante ver estabelecimentos liderados por mulheres participando do concurso, espaços prósperos, já consolidando marcas, seguindo seus desafios diários e entregando lindamente. Isso abre caminhos e inspira outras mulheres como eu e minhas sócias, que cada vez mais estão tendo coragem de assumir essa atividade que é tida como “trabalho de homem”. Sei disso porque até hoje procuram o dono ou o gerente no meu estabelecimento”, conta Thais.
A empreendedora do estabelecimento que fica localizado na Rua Democrata, no bairro do Dois de Julho, acrescenta que essa visibilidade do concurso faz com que as mulheres se reconheçam e vejam que é possível. “Ver esse cenário crescente só dá mais força e vontade de não desistir, honrando essas mulheres e também para que as próximas que virão enfrentem desafios menores ou que não sejam ligados ao machismo e sexismo, e sim às próprias atividades do negócio. É um concurso de muita visibilidade, que já é importante nesta cena, ver esse quantitativo de mulheres à frente desses bares e restaurantes é de modificar o imaginário das pessoas. As mulheres se reconhecem e compram, elas veem que é possível”.
Trazendo nesta edição o ‘Cercadinho pig’, um corte suíno servido com farofa de maracujá e cubos de macaxeira acompanhado de barbecue artesanal de cerveja, geleia de pimenta, vinagrete e molhos especiais da casa, as veteranas que participam há 10 anos, Ana Cristina e Maria Magali, empreendedoras à frente do Crisana bar e restaurante, localizado no Espaço Comercial Paralela, no bairro do Canabrava, reforça as oportunidades identificadas para as mulheres no ramo da gastronomia, especialmente no ambiente do concurso.
“Nós mulheres estamos cada vez mais em busca do nosso lugar no mercado e é uma grande satisfação e alegria saber que estamos no comando em 45% de um concurso de tanta importância para o nosso setor. Ressaltando nossa criatividade e comprometimento no que fazemos, nos destacando a cada dia”, pontua Magali.
Com o mote ‘Somos Todos Buteco!’, o Comida di Buteco segue até o dia 5 de maio e deve levar 35 mil entusiastas da culinária aos bairros de Salvador e Lauro de Freitas. Neste ano, a competição conta com o número recorde de 56 bares participantes, distribuídos entre as mais diversas localidades como Santo Antônio Além do Carmo, Resgate, Nazaré, Engenho Velho de Brotas, Pernambués, Armação, Itapuã, Stiep, Resgate, Barris, Federação, Stella Maris, Pituaçu, Trobogy, Baixa de Quintas, Jaguaribe, Cabula VI, Dois de Julho, Cajazeiras V, Pituba, Canabrava, Paripe, Capelinha, Vila Laura, Barra, Rio Vermelho, Cabula, Plataforma, São Caetano, além de Buraquinho e Centro, em Lauro de Freitas.