Nesta segunda-feira (29), a Receita Federal realizou o despacho de importação e liberou a entrada no país de 270 toneladas da carga de equipamentos que serão utilizados no show histórico de Madonna que acontece no próximo sábado (4), na praia de Copacabana.
Os equipamentos para o show pousaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Zona Norte do Rio, no domingo, um dia antes da cantora, que chegou na manhã desta segunda.
O material chegou em três cargueiros que foram vistoriados pela equipe de plantão da Divisão de Despacho Aduaneiro da Alfândega. Todo o processo durou menos de 24 horas.
Leia também: Show de Madonna no Rio: veja data e como assistir online
O palco em construção já ocupa um grande trecho da areia em frente ao Copacabana Palace, onde a estrela e sua equipe, de pelo menos 200 pessoas, ficarão hospedados em 90 quartos. Foram reservados ainda cinco salões no hotel para ensaios. Os guarda-roupas de Madonna e dos dançarinos virão em 45 baús.
A estrutura na Praia de Copacabana terá o dobro do tamanho visto nas apresentações que passaram por Europa e América do Norte desde outubro de 2023. Serão 812 metros quadrados e três passarelas — a central com 22 metros de extensão — a 2,40 metros de altura do chão.
Um dos desafios é evitar o afundamento da estrutura levantada sobre a areia. Para isso, é usado um piso de alta resistência, capaz de comportar o peso de um prédio. Na praia estão montados 90 contêineres, que são usados como escritório, depósito e apoio de camarins, por exemplo.
Para a apresentação serão instalados 16 torres com caixas de som e 15 telões de LED (além de dois que compõem o cenário), posicionados do Copacabana Palace até o Leme. Para que toda essa extensão não receba áudio e imagem com atraso, cabos de fibra ótica vão conectar o palco às torres, tudo alimentado por 38 geradores, dois deles do hotel.