A CASACOR Bahia, mostra de arquitetura, arte, design de interiores e paisagismo, acontecerá no segundo semestre de 2024 e ocupará o antigo Bahia Othon Palace, empreendimento hoteleiro inaugurado em 1975 e que, por mais de 40 anos, faz parte da história da capital baiana.
Dois eventos nesta semana marcam a programação da edição deste ano antes de sua abertura oficial. O primeiro deles é a palestra “De Presente, O Agora”, tema da mostra, ministrada por seu curador, Pedro Ariel. O encontro acontecerá na segunda-feira (29), às 16h, no Auditório Empresarial ITC, no Stiep. Na oportunidade, o palestrante conduzirá os convidados em uma imersão nas tendências e inovações do design e arquitetura.
No dia seguinte, a CASACOR Bahia realizará sua Open House no Bahia Othon Palace, em Ondina. A temporada de visitas guiadas vai até 3 de maio, das 9h às 16h. Magali Santana, franqueada da mostra na Bahia, promoverá uma experiência completa aos visitantes, permitindo que explorem em primeira mão as novidades da edição.
Durante o período será apresentado o masterplan assinado pelo arquiteto baiano Nildo José. A ideia é que o público se aprofunde na essência do estado ao conhecer o espaço. “A intenção é ir além da arquitetura, envolvendo os visitantes numa experiência ampla que homenageia e valoriza a riqueza da cultura baiana, tornando a CASACOR Bahia um novo bolsão de ativação cultural de Salvador”, afirma em entrevista ao Alô Alô Bahia.
A escolha pelo Bahia Othon Palace reitera o objetivo. “Elegemos este local não só pela sua beleza e significado histórico, mas pela sua incrível capacidade de representar a vibração e a identidade do nosso estado. O masterplan deste ano é uma celebração da nossa cultura; ele honra a diversidade baiana e a traz para o centro do palco da CASACOR”, diz Magali Santana. “É vital para nós destacar essa rica construção cultural em nosso evento, mostrando como o design e a arquitetura podem dialogar harmoniosamente com o local que os acolhe”.
Othon Palace Salvador
No imóvel onde funcionava o hotel havia 280 leitos em 12 andares, com vista privilegiada da orla de Ondina, área turística da capital baiana, e muito procurada durante o período do carnaval, por estar localizado dentro de um dos circuitos oficiais da festa. O Othon também abrigava um centro de convenções para a realização de eventos.
Leia também:
CASACOR anuncia nova franqueada da mostra na Bahia