O Hospital Municipal Veterinário de Salvador, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), completou na quinta-feira (25) um mês de inaugurado, com mais de dois mil acolhimentos.
São cães e gatos com diversas enfermidades, como piometria (infecção uterina), miíase e tumores, além de encaminhamentos para cirurgia ortopédica. Localizado em Canabrava, o local recebe diariamente os tutores que levam os animais para consultas, exames ou tratamentos emergenciais na nova unidade.
“O Hospital Veterinário veio para facilitar a vida dos tutores e animais. Sabemos como essa necessidade existia e isso se comprova pelo número de atendimentos que já fizemos neste primeiro mês, mais de dois mil, incluindo diversas cirurgias. Além disso, o fato de todo esse cuidado ser gratuito é fundamental, pois sabemos do custo que esses procedimentos podem gerar”, afirmou o secretário da Secis, Ivan Euler.
A diretora de Proteção Animal da Secis, Michelle Holanda, destacou que o hospital era um equipamento muito esperado. “O município precisava disso e temos recebido animais que necessitam desse atendimento. Nesses 30 dias efetivos, temos cerca de 60 animais acolhidos por dia e a expectativa é de ampliar esses atendimentos, pois sabemos que Salvador tinha uma demanda reprimida. Hoje temos uma procura grande e temos profissionais capacitados para dar conta dessa demanda”.
Diariamente, a partir das 8h, são distribuídas 40 senhas, além dos atendimentos de urgência e emergência. Os demais casos passam por triagem para saber a gravidade do problema. Se não forem situações de urgência e emergência, os donos são instruídos a retornar no dia seguinte e pegar nova senha.