Professor baiano vence prêmio nacional de educação com exposição que destaca beleza de estudantes pretas

Professor baiano vence prêmio nacional de educação com exposição que destaca beleza de estudantes pretas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Divulgação

Publicado em 25/04/2024 às 16:35 / Leia em 3 minutos

O professor João Luiz Costa, que leciona no Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura, no município de Feira de Santana, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, que ocorreu na última quarta-feira (24), em São Paulo. O docente da rede estadual, que venceu o prêmio nacional na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), ficou entre os 35 finalistas provenientes de todas as regiões do país, e concorreu com a exposição fotográfica “Pretitude em Foco”.

O projeto do “Professor John”, como é chamado pelos seus alunos, destaca a beleza e o empoderamento de estudantes pretas. As imagens ressaltam a identidade étnico-racial das estudantes e fazem parte de uma iniciativa desenvolvida por alunos da instituição.

Esta conquista não é apenas minha. É de todos os que compartilharam comigo essa jornada. É o resultado de um trabalho conjunto, de muitas mãos, vozes e olhares. Este prêmio reforça a minha fé no poder da educação e na importância de termos o nosso trabalho como professores valorizados. Me sinto vencedor junto com todos os professores e estudantes participantes do ‘Pretitude em Foco’ por termos alcançado tal visibilidade para a EJA e para a educação baiana”, disse o premiado que, desde criança, alimentou o sonho de ser educador “para fazer a diferença na vida das pessoas”.

Até chegar na final do Prêmio Educador Transformador, João Luiz Costa disputou com mais de três mil trabalhos pedagógicos inscritos. Em sua segunda edição, a premiação visa valorizar ideias alinhadas à Educação Empreendedora de educadores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil que contribuem para a formação integral dos estudantes.

O “Pretitude em Foco” consiste em ensaios fotográficos em que os próprios estudantes são os modelos, fotógrafos e maquiadores. “Eles se integram ao trabalho após a participação em oficinas, palestras e minicursos ofertados pela escola. As fotografias foram expostas em 15 colégios públicos da região de Feira de Santana, em shopping centers e eventos, bem como passaram a fazer parte do acervo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC)”, detalhou João Luiz, que é professor de Língua Inglesa e Artes.

O trabalho foi um dos contemplados pelos editais Professor Jorge Conceição, em 2022, e Makota Valdina, em 2024. Ambos são iniciativas do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

Prêmio Educador Transformador

Resultado da união do Prêmio Professor Transformador (realizado pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil) com o Prêmio Educação Empreendedora (do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae), a premiação é uma iniciativa de reconhecimento à criatividade e às transformações impulsionadas por práticas educacionais inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta segunda edição, concorreram 3.460 projetos de professores de todo o país e os vencedores nacionais serão conhecidos em 24 de abril, na Bett Brasil 2024, na Bett Brasil (maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina), em São Paulo.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe