O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), pode ser homenageado com a Comenda 2 de Julho, principal honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia. De acordo com o autor da proposta, o deputado Sandro Régis (União Brasil), a concessão da honraria visa reconhecer não só a carreira como médico, “mas também como político de ilibada conduta nos interesses dos brasileiros e baianos”.
Natural de Anápolis, Caiado é formado na Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Produtor rural ligado à Associação Goiana de Criadores de Zebu, à Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura e à Associação Goiana de Criadores de Nelore, foi criador e presidente da União Democrática Ruralista, ingressando, por conta disso, na vida política. Antes de governar Goiás, foi deputado federal entre 1990 e 2014. Em 2015, assumiu uma cadeira no Senado Federal, onde ficou até 2019, quando tomou posse como governador do estado.
Para Régias, durante sua atuação política, “Ronaldo Caiado ficou conhecido no cenário nacional por ser o defensor do agronegócio” e “se tornou a principal voz da classe produtora do Brasil”, pontua.