Caetano Veloso mostra lado cinéfilo e lança livro sobre filmes que marcaram a sua trajetória

Caetano Veloso mostra lado cinéfilo e lança livro sobre filmes que marcaram a sua trajetória

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Rafael Strabelli

Publicado em 24/04/2024 às 10:03 / Leia em 2 minutos

Nome central da música e da poesia brasileira, o cantor e compositor Caetano Veloso vai mostrar o seu lado cinéfilo com “Cine Subaé – Escritos sobre Cinema (1960 – 2023)”, antologia que reúne críticas escritas pelo baiano na década de 1960, publicadas no periódico Archote – muitas delas inéditas em livro -, além de colunas de jornais, entrevistas, depoimentos e comentários que revelam as suas predileções, reflexões e vasto repertório cinematográfico. Com organização do jornalista Claudio Leal e do fotógrafo Rodrigo Sombra, a obra já está disponível em pré-venda e será lançada oficialmente no dia 28 de maio.

cine-subae

Entre os destaques, está um texto do próprio Caetano, com reflexões sobre sua experiência como diretor de “O Cinema Falado”, documentário de 1986, em que, na sala de sua casa no Rio de Janeiro, entrevistou diversas personalidades, como Regina Casé, Gilberto Gil, Elza Soares, Lulu Santos e Dorival Caymmi. Considerado um “filme de ensaios”, a produção mistura o experimental e documental, com várias narrativas independentes divididas por temas.

Ao todo, “Cine Subaé” conta com 64 textos, sendo 46 inéditos em coletâneas do ícone santamarense; 12 entrevistas; e 76 fragmentos de opiniões sobre filmes e diretores. A orelha do livro é assinada pelo cineasta Orlando Senna e a introdução é um texto inédito escrito pelo próprio Caetano.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia