O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou os representantes da rede social X a se manifestarem sobre descumprimentos de decisão judicial apontados pela PF (Polícia Federal) em um relatório.
Moraes determinou que a empresa do bilionário Elon Musk se manifeste no prazo de 5 dias para responder à determinação de Moraes.
O despacho é do sábado (20). O relatório da PF foi encaminhado à Corte na 6ª feira (19). O documento indica que o X permitiu que seis perfis bloqueados por ordens do ministro transmitissem lives na rede.
“Intimem-se os representantes da rede social ‘X’ (antigo Twitter) para que se manifestem sobre os descumprimentos apontados no relatório apresentado pela autoridade policial, no prazo de 5 dias”, diz o despacho. O prazo se encerrará na sexta-feira (26).
Entre os citados, estão os canais dos blogueiros bolsonaristas Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio e do senador Marcos do Val (Podemos). Segundo o relatório, a autorização foi concedida desde o dia 8 de abril.
A investigação da Polícia Federal revelou que a suposta milícia digital investigada no STF passou a atuar fora do território brasileiro para burlar ordens judiciais e propagar informações para obter a adesão de parte da comunidade internacional.
Elon Musk, que vem tendo embates constantes com o ministro Alexandre de Moraes, ainda não se manifestou sobre a determinação.