Após meses de queda, o mercado de livros finalmente registrou um crescimento nas vendas. Segundo dados do Painel de Varejo de Livros, elaborado pela Nielsen Book e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), a comercialização de livros no Brasil aumentou 8,95% no terceiro período deste ano (27/2 a 26/3), em comparação com o mesmo período de 2023. No total, foram vendidos 5.044.068 livros, 400 mil a mais do que no ano passado.
O faturamento das editoras também acompanhou a alta, crescendo 15,95% e alcançando R$ 245 milhões. Apesar do resultado positivo, o preço médio dos livros segue em elevação, com um aumento de 6,42%, chegando a R$ 48,65 por unidade.
Os especialistas atribuem o crescimento nas vendas às promoções realizadas durante a Semana do Consumidor, em março. De acordo com a pesquisa, o desconto médio dos livros no período foi de 25,96%, 2,36% superior ao registrado em março de 2023.
Apesar do resultado positivo no terceiro trimestre, o acumulado do ano ainda indica queda de 3,01% nas vendas em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Já o faturamento do setor no período acumula crescimento de 8,65%.
Para o presidente do SNEL, Dante Cid, os resultados indicam que o mercado livreiro está em recuperação e demonstram uma perspectiva otimista para o ano de 2024. “Temos que comemorar a volta do crescimento depois de um período de declínio”, afirma Cid em nota. “Esse crescimento acontece não por acaso no período da Semana do Consumidor, o que demonstra que o mercado consumidor está atento e que podemos explorar outras oportunidades como essa”, completa.
A pesquisa aponta que o cenário é promissor para o setor livreiro, com a expectativa de que a retomada do crescimento se mantenha nos próximos meses.