A Galeria Fragmentos, anexo ao Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria, no Porto da Barra, recebe, até 1º de junho, a mostra “Guardiões da Baía”. A exposição traz 24 fotografias, assinadas pelo fotógrafo e artista visual baiano Diego Sei.
Os registros reconhecem a importância da Colônia de Pesca Z01, considerada a mais antiga de Salvador. As imagens foram capturadas entre 2021 e 2024, nas regiões da Feira de São Joaquim, no Solar do Unhão, na Gamboa de Baixo, no Porto da Barra, no Rio Vermelho e em Amaralina.
“A partir desse olhar para as águas do Atlântico e da Baía de Todos-os-Santos é que passamos a entender que os pescadores e pescadoras artesanais são detentores de saberes tradicionais e guardiões do espaço marinho e costeiro, e também da cultura e força histórica da atividade nestes territórios“, reforça Diego Sei.
De acordo com ele, o trabalho é um desdobramento das pesquisas do projeto CÓR-REGO, que tem o intuito de chamar a atenção para a relevância do ofício tradicional dos pescadores em Salvador, tornando esses grupos verdadeiros protagonistas essenciais da economia do mar e do aspecto patrimonial da Baía de Todos-os-Santos.
Além da exposição física ao ar livre, a visitação também pode ser feita na Galeria Virtual: wilsonsons.com.br/expoguardioesbts