Mostra ‘Guardiões da Baía’ destaca importância da colônia de pescadores mais antiga de Salvador

Mostra ‘Guardiões da Baía’ destaca importância da colônia de pescadores mais antiga de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Diego Sei

Publicado em 17/04/2024 às 15:12 / Leia em 2 minutos

A Galeria Fragmentos, anexo ao Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria, no Porto da Barra, recebe, até 1º de junho, a mostra “Guardiões da Baía”. A exposição traz 24 fotografias, assinadas pelo fotógrafo e artista visual baiano Diego Sei.

Os registros reconhecem a importância da Colônia de Pesca Z01, considerada a mais antiga de Salvador. As imagens foram capturadas entre 2021 e 2024, nas regiões da Feira de São Joaquim, no Solar do Unhão, na Gamboa de Baixo, no Porto da Barra, no Rio Vermelho e em Amaralina.

“A partir desse olhar para as águas do Atlântico e da Baía de Todos-os-Santos é que passamos a entender que os pescadores e pescadoras artesanais são detentores de saberes tradicionais e guardiões do espaço marinho e costeiro, e também da cultura e força histórica da atividade nestes territórios“, reforça Diego Sei.

De acordo com ele, o trabalho é um desdobramento das pesquisas do projeto CÓR-REGO, que tem o intuito de chamar a atenção para a relevância do ofício tradicional dos pescadores em Salvador, tornando esses grupos verdadeiros protagonistas essenciais da economia do mar e do aspecto patrimonial da Baía de Todos-os-Santos.

Além da exposição física ao ar livre, a visitação também pode ser feita na Galeria Virtual: wilsonsons.com.br/expoguardioesbts

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe