Um livro de mais de 300 anos encadernado com pele humana foi apresentado na Feira Nacional de Livros Antigos de Nova York, no início do mês de abril. A obra está à venda por U$ 45 mil, cerca de R$ 230 mil. A feira é promovida pela Associação de Antiquários de Livros da América (ABAA).
A história por trás da peça é intrigante. A obra foi encadernada por um jovem estudante de medicina em Paris, em 1682. Após assistir à peça ‘Le Baron‘ e se encantar com ela, comprou uma cópia em folhas de papel, sem encadernação.
Algum tempo depois, encontrou a atriz principal da peça em sua mesa de autópsia, o que na época significava que o corpo seria destinado a uma vala comum. Como uma última homenagem à mulher, decidiu encadernar a cópia da peça utilizando parte da pele das costas dela.
O exemplar encadernado passou de geração em geração na família do jovem médico. Até que um familiar, decidido que livro deveria ir a mercado, entrou em contato com o livreiro Ian Kahn, que revelou a história centenas de anos depois.