Inmet emite alerta laranja devido à intensa chuva em Salvador

Inmet emite alerta laranja devido à intensa chuva em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

@luizhohenfeld

Publicado em 16/04/2024 às 13:51 / Leia em 2 minutos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, de perigo, por conta dos riscos em potencial devido as fortes chuvas que atingiram Salvador e outras cidades baianas na madrugada desta terça-feira (16). Há vários pontos de alagamento em ruas e avenidas da capital baiana, como Avenida Centenário, Dique do Tororó e Vale do Canela.

O temporal é causado por um sistema de baixa pressão intensificado pelos ventos úmidos provenientes do Oceano Atlântico, com possibilidades de chuvas de 50 mm/dia, com ventos entre 40 e 60 km/h.

A previsão do tempo para esta semana é de instabilidade, indicando céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas. Ainda há a possibilidade de raios e trovoadas, seguindo até domingo (21). As temperaturas deverão variar entre 25 °C (mínima) e 30 °C (máxima).

Codesal atua em nível de alerta

Em função das chuvas que atingem a capital baiana nesta terça-feira (16), a Codesal mudou para o Nivel de Alerta, devido ao risco de deslizamentos de terra e previsão de continuidade de significativos volumes pluviométricos.

Os maiores acumulados de chuva em 12 horas, de acordo com dados atualizados às 12h52, foram registrados nas localidades da Chapada do Rio Vermelho (52,6mm), Federação (49,3mm), Engenho Velho de Brotas (48,6mm), Parque da Cidade (47mm) e Brotas – Codesal (45,6mm).

Até o momento, 166 ocorrências já foram registradas na capital baiana. Acompanhe os boletins em tempo real neste link.

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe