Ponte Vecchio, ícone da arquitetura em Florença, passará por reforma de dois anos

Ponte Vecchio, ícone da arquitetura em Florença, passará por reforma de dois anos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Divulgação / @pierpaolobasentini

Publicado em 14/04/2024 às 22:41 / Leia em 2 minutos

Símbolo da arquitetura italiana desde que foi construída, há sete séculos, a Ponte Vecchio, em Florença, presenciou e sobreviveu a inundações, incêndios e à invasão nazista na Segunda Guerra Mundial.

 

Agora, a famosa ponte passará por uma reforma de dois anos, com um custo de cerca de 2 milhões de euros. O projeto foi anunciado pela cidade de Florença e pelos vinicultores da Marchesi Antinorini na quarta-feira (10).

 

Essa será a primeira grande restauração que a ponte irá passar em todo esse tempo, embora tenha recebido manutenção regular e algumas interferências para garantir a estabilidade.

 

“Este é um projeto histórico porque a Ponte Vecchio nunca teve uma intervenção de restauração dessa complexidade técnica”, disse o prefeito de Florença, Dario Nardella, aos repórteres na quinta-feira. “No final, teremos uma ponte ainda mais bonita do que estamos acostumados a ver”.

JvPf6Pf.md.jpg

Ponte Vecchio. Crédito: @only.in.florence

 

Considerada uma das maiores realizações da engenharia medieval europeia, a ponte para pedestres atravessa o rio Arno com prédios coloridos que abrigam dezenas de joalherias salientes em seus lados. Uma galeria superior conecta a Galeria Uffizi ao Palácio Pitti.

 

Tamanha é a importância da Ponte Vecchio que foi a única ponte sobre o rio Arno poupada pelo exército alemão em retirada no final da Segunda Guerra Mundial.

 

Entre as ações, está restaurar e limpar toda a ponte para eliminar algas, musgos, líquens e ervas daninhas, bem como possíveis depósitos deixados por produtos químicos no rio.

 

O cronograma prevê que o trabalho na parte superior da ponte comece em outubro e novembro deste ano, enquanto o trabalho na parte inferior da ponte está previsto para o verão de 2025 e 2026.

JvPqFHB.md.jpg

Ponte Vecchio. Crédito: @wild_drone_flying

Metade dos fundos necessários para o projeto está sendo doada pela Marchesi Antinori, uma das famílias de vinicultores mais conhecidas da Itália. A contribuição de doadores privados para a restauração de monumentos históricos tornou-se cada vez mais comum na Itália.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe