O livro-manifesto ‘Modativismo: quando a moda encontra a luta‘, que marca a estreia da baiana Carol Barreto como escritora, ganhará lançamento especial em Salvador. O evento acontece nesta quarta-feira (10), a partir das 18h30, no Espaço Cultural da Barroquinha. Na ocasião, a autora recebe a curadora Ana Paula Xongani para um bate-papo, com mediação de Adriele Regine, co-fundadora do projeto Lendo Mulheres Negras. A entrada é gratuita.
A obra se debruça sobre a trajetória do movimento homônimo, criado pela autora há 10 anos a partir do propósito de refletir sobre os aspectos sociais que orbitam em torno da moda. Ao longo de quatro capítulos, o livro questiona práticas de mercado que situam a moda como catalisadora de desigualdades e traça um paralelo com o Modativismo, que atua no enfrentamento aos preconceitos de raça e gênero por meio da criação artística. A agenda de lançamentos inclui ainda eventos em Recife, São Paulo e Santo Amaro – cidade natal de Carol – entre os dias 17 de abril e 23 de maio.
“O que quero provocar é a construção de uma moda que não seja valorada apenas pela sua materialidade – na produção de vestuário e seu comércio -, mas pelo legado imaterial e, como consequência, pelo seu potencial de transformação social”, afirma Carol.